OMS contra restrições a viagens e cancelamento de voos por causa do Ébola

Pai Shih / Flickr

-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que os cancelamentos de voos e outras restrições às viagens prejudicam os países afetados pelo vírus Ébola e afetam a entrada de profissionais e materiais de saúde.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde, que se reuniu hoje em Genebra para avaliar a epidemia de Ébola na África Ocidental, salientou que as restrições de movimentos podem contribuir para a doença alastrar.

Os peritos da OMS reiteraram que o mundo está a braços com “uma emergência de saúde pública de alcance internacional” e exortaram os países afetados e a comunidade internacional em geral a aumentar os esforços para deter o alastramento do vírus, que já matou mais de 2.600 pessoas e contagiou 5.000, sobretudo na Serra Leoa, na Libéria e na Guiné-Conacri.

As restrições às viagens acabam por ter “consequências económicas perniciosas, prejudicam a assistência e os esforços de resposta” à doença e aumentam o risco de “maior expansão internacional” do vírus, concluíram os membros do Comité.

“O Comité recomenda encarecidamente que não se apliquem proibições generalizadas às viagens ou ao comércio, exceto as restrições aplicadas às pessoas infetadas pelo Ébola”, declararam.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …