O prémio principal irá escolherá os melhores vídeos em três categorias: cobertura universal de saúde, emergências sanitárias e mais saúde e bem-estar. Outros quatro filmes serão selecionados em categorias especiais sobre clima, saúde reprodutiva, estudantil e curtíssima-metragem.
A Organização Mundial da Saúde abriu as inscrições para a quarta edição do festival de filmes “Saúde para Todos”.
Cerca de 70 curtas-metragens serão exibidos ao público em abril de 2023 no canal de YouTube e na página inicial do festival de cinema da OMS.
Os vencedores serão anunciados em meados de maio de 2023. O prémio principal escolherá filmes em três categorias: cobertura universal de saúde, emergências sanitárias e mais saúde e bem-estar.
Ao enviar um curta-metragem, o autor do filme deve escolher uma categoria de competição entre três, que se relaciona com as metas globais de saúde da OMS.
Cada vencedor receberá da OMS um troféu, um certificado e o pagamento de direitos de autor para que a agência da ONU possa divulgar o filme nos seus canais e eventos.
Os candidatos podem inscrever documentários curtos — filmes de ficção ou de animação de três a oito minutos de duração — com exceção da categoria de curtíssima-metragem, dedicada a clips mais curtos concebidos para plataformas de redes sociais.
Outros quatro vídeos terão menções especiais nas categorias de Mudanças Climáticas e Saúde, Saúde Reprodutiva e Sexual, filmes de estudantes e curtíssima-metragem.
Sobre clima,o objetivo é que o conteúdo conte histórias de soluções ou ideias inovadoras que possam ser ampliadas ao redor do globo.
Já para os trabalhos sobre saúde reprodutiva e sexual, serão avaliados curtas sobre os direitos como elementos fundamentais para a saúde e o bem-estar geral de indivíduos, casais e famílias e para o desenvolvimento social e económico de comunidades e países.
A categoria estudantil vai considerar trabalhos universitários, e a curtíssima-metragem avalia trabalhos de um a dois minutos e meio sobre qualquer tópico aceite pelo festival.
Critérios de elegibilidade e regras
A OMS já divulgou as regras para a inscrição dos conteúdos. Os critérios estão disponíveis em inglês no site da agência da ONU e os vídeos devem ser enviados pela plataforma do festival.
Apenas curtas-metragens sobre saúde concluídas entre 1 de janeiro de 2020 e 31 de janeiro de 2023 são elegíveis para esta edição do Festival de Cinema.
Com o 75º aniversário da OMS em 2023, o festival irá aceitar alguns filmes mais antigos sobre conquistas históricas da saúde pública reformatados para atender às diretrizes das regras do festival.
Todos os tipos de abordagens artísticas são bem-vindos: animação, ficção, documentário e videoarte. A duração de cada filme inscrito deve respeitar o formato descrito no regulamento.
As inscrições podem ser feitas em qualquer idioma, mas se o filme não estiver em inglês, deverá ser legendado. O período de envio é de 31 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023.
Produções feita por funcionários das Nações Unidas ou exclusivamente com financiamento da ONU não são elegível, e não serão selecionados filmes comerciais ou corporativos que façam propaganda de um produto, dispositivo ou serviço empresarial privado.
// ONU News