Omã prepara sucessão à medida que a saúde do sultão piora

governmentza / Flickr

Sultão Qaboos bin Said

A saúde de Qaboos bin Said está cada vez frágil e, sem um herdeiro, o país prepara-se para um complexo processo de sucessão.

Qaboos bin Said, com 80 anos, luta há quatro contra um cancro no cólon. No poder há quase 50 anos, depois de ter deposto o pai num golpe de estado, Qaboos está agora no centro de um difícil processo de sucessão, uma vez que não concebeu qualquer herdeiro, adianta o Expresso.

O processo de sucessão deste sultanato é complexo e envolve a abertura de uma carta selada escrita pelo sultão com a escolha que este fez para a sucessão e que ninguém sabe qual é. No entanto, não é certo que a escolha do sultão seja concretizada.

Segundo a constituição do sultanato, a família real deverá escolher um sucessor nos três dias seguintes à morte ou incapacidade do sultão. Caso a família não chegue a um acordo, o Conselho de Defesa, o Supremo Tribunal do Omã e as duas câmaras do Conselho Consultivo devem tentar chegar a um acordo. Se não conseguirem, será aberto o envelope deixado por Qaboos e o nome escolhido será revelado.

O The Guardian avança que, por segurança, há um segundo envelope escondido no palácio para o caso de o primeiro desaparecer.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.