/

Astronauta pensou que estava a orbitar Marte. Mas era só o “Olho do Sahara”

5

Thomas Pesquet / Twitter

Estrutura Richat, também conhecida como “Olho do Sahara”

O nosso planeta e o Planeta Vermelho são muito diferentes um do outro. No entanto, Thomas Pesquet teve que se questionar para onde estava a olhar quando, da janela da Estação Espacial Internacional, tirou uma fotografia da Terra muito parecida com Marte. 

Thomas Pesquet, astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA), tirou recentemente uma fotografia pela janela da Estação Espacial Internacional que o confundiu.

Segundo o CNET, o astronauta francês capturou um “mundo estranho” de tonalidade ocre, muito semelhante a Marte. No entanto, estava perante imagens do “Olho do Sahara“, na África Ocidental, tiradas a mais de 400 quilómetros acima da superfície da Terra.

Quando divulgou as fotografias, Pesquet ressaltou a semelhança da formação com a superfície de Marte devido à sua cor alaranjada e à profunda fenda representada no centro.

“Não há nuvens, mas as cores vermelho e ocre estendem-se até ao horizonte”, escreveu. “Pensei que estava a orbitar Marte quando contemplei esta vista.”

A Estrutura de Richat, ou “Olho do Sahara”, tem aproximadamente 50 quilómetros de diâmetro e foi descoberta em 1965 por James McDivit e Edward White, dois astronautas da NASA, durante a missão espacial Gemini 4.

Quando foi descoberta, esta enigmática formação geológica no centro da Mauritânia indicava que seria o resultado do impacto de um meteorito que caiu na Terra há centenas de anos. No entanto, investigações acabaram por revelar que a origem da estrutura é totalmente geológica, e que foi resultado da erosão ao longo de milhões de anos.

Liliana Malainho, ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.