A Microsoft confirmou esta semana a aquisição da rede social LinkedIn por 26,2 mil milhões de dólares (cerca de 23,2 mil milhões de euros).
“É um marco importante na história da empresa, que acredito que vá acelerar a forma como os profissionais do mundo inteiro interagem entre si, tornando-se mais poderosos e mais bem-sucedidos”, escreveu Jeff Weiner num artigo publicado esta quinta-feira, no qual anunciou a conclusão do negócio.
O negócio tinha sido anunciado em junho, mas aguardava luz verde da Comissão Europeia. O LinkedIn tem 433 milhões de utilizadores registados, o que a torna a maior rede social profissional do mundo, e esta posição dominante obrigou a empresa a fazer algumas concessões às autoridades europeias, nomeadamente sobre o cumprimento das leis de concorrência e privacidade do negócio.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou esta quinta-feira, através de um post no próprio LinkedIn, quais serão os primeiros passos para a integração da rede social corporativa ao portfólio da gigante de Redmond.
Logo após o anuncio da aquisição, em junho, Nadella e o CEO do serviço, Jeff Weiner, já tinham dado as primeiras ideias gerais sobre como a integração poderia sair do papel. Entre os exemplos então citados estavam o uso de perfis da rede social dentro de ferramentas do Office e da assistente digital Cortana para entrega de conteúdo mais relevante para utilizadores do LinkedIn.
Agora, no entanto, os planos de Nadella para a aquisição de 26,2 mil milhões ficam mais claros, com o executivo a apontar tanto as mudanças que devem afetar utilizadores diretamente quanto os novos produtos que podem surgir a partir da fusão.
Estão confirmados, por exemplo, o já esperado uso de perfis do LinkedIn para autenticação de utilizador do Outlook e pacote Office. Além disso, notificações da rede social poderão ser vistas dentro da Central de Notificações do Windows e o Microsoft Word, que pode ser usado para criar currículos e atualizar o perfil diretamente no site.
Na parte de novos produtos, o CEO espera estender o alcance do Conteúdo Patrocinado da rede social para outras propriedades da Microsoft; mas também desenvolver uma central de notícias de negócios em todo o ecossistema de conteúdos e no MSN.com; e redefinir a “venda social” através do Sales Navigator do LinkedIn com o CRM/ERP em nuvem Dynamics 365.
“Como afirmamos há seis meses, a nossa prioridade é acelerar o crescimento do LinkedIn, trazendo mais valor para cada membro do LinkedIn”, comentou o CEO da Microsoft no seu post. “No entanto, também vemos uma maior oportunidade de garantir que todos possam sair beneficiados com a tecnologia digital e as novas oportunidades criadas pela economia digital”.
Ainda assim, o executivo não deu pormenores sobre quando as mudanças devem começar a ser implementadas. Com a aquisição completa e a integração oficial das equipas a partir de hoje, os primeiros sinais da integração devem surgir em breve.