É oficial. Dragão vai receber final da Champions (e com adeptos nas bancadas)

A UEFA anunciou, esta quinta-feira, que o Estádio do Dragão, na cidade do Porto, vai ser o palco da final da Liga dos Campeões, entre Chelsea e Manchester City, a 29 de maio.

“A final da Liga dos Campeões, entre Manchester City e Chelsea, vai disputar-se no Estádio do Dragão, no Porto”, lê-se no tweet partilhado pela UEFA, que acrescenta que “seis mil adeptos de cada equipa vão poder assistir” ao jogo nas bancadas.

Em comunicado, o organismo que gere o futebol europeu explica que, inicialmente, a final iria realizar-se no Estádio Olímpico de Ataturk, em Istambul, na Turquia, mas que a situação epidemiológica no país levou à alteração dos planos.

“Após a decisão do Governo do Reino Unido de colocar a Turquia na sua lista vermelha, organizar lá a final significaria que nenhum dos adeptos dos clubes poderia viajar até lá para ver o jogo”, pode ler-se.

“Depois de um ano sem adeptos nos estádios, a UEFA considerou que devia fazer tudo o que estava ao seu alcance para garantir que os adeptos das duas equipas finalistas podiam estar na partida”, acrescenta.

O organismo acrescentou que ainda esteve em discussão a transferência da final para Inglaterra, mas que, “apesar dos esforços exaustivos por parte da Federação de Futebol e das autoridades, não foi possível obter as isenções necessárias no regime de quarentena”.

“As autoridades portuguesas e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) intervieram e trabalharam de forma rápida e harmoniosa com a UEFA para oferecer um local adequado para a final. Como Portugal consta na lista verde de Inglaterra, os adeptos e os jogadores presentes na final não terão de ficar em quarentena no regresso a casa”, explica ainda.

No seu site oficial, a FPF também já confirmou esta decisão, destacando que esta “será a quarta vez que Portugal acolhe uma final da principal competição de clubes da UEFA”.

A federação destaca ainda as palavras do presidente da UEFA, Aleksander Čeferin. “Mais uma vez, recorremos aos nossos parceiros de Portugal para nos ajudar, tanto à UEFA como à Liga dos Campeões, e estou, como sempre, muito grato à FPF e ao Governo português por terem aceitado organizar o jogo num tão curto espaço de tempo”.

“Têm trabalhado incansavelmente com constrangimentos de tempo tão apertados para encontrar soluções para os desafios de organizar um encontro com esta magnitude. Sempre que existe um obstáculo, têm sido criativos nas soluções encontradas e o facto de organizarem a final deste ano é claramente devido ao trabalho árduo e à perseverança que têm apresentado”, acrescentou Čeferin.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, também se manifesta grato pela decisão. “A Cidade do Porto acolhe com honra e entusiasmo a final da Liga dos Campeões que aqui se irá realizar no Estádio do Dragão. Desta vez já com público.”

“Queria agradecer, em nome dos portuenses, naturalmente à Federação Portuguesa de Futebol, à UEFA e ao Governo português, que se empenharam nesta realização que é muito importante para a retoma da atividade na cidade”, disse o autarca independente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …