/

Oceanos tropicais podem entrar em colapso dentro da próxima década

Até 2030, os oceanos tropicais podem entrar em colapso, avisa uma equipa internacional de investigadores. Algumas zonas do globo são mais afetadas do que outras pelo aquecimento global.

O aquecimento global é uma ameaça real para o nosso planeta e, caso as emissões de gases com efeitos de estufa não baixem, vamos perder muita biodiversidade nos próximos anos. Uma nova investigação mostra que os oceanos tropicais podem entrar em colapso dentro da próxima década.

Isto acontece porque há algumas regiões que são mais afetadas do que outras devido a uma variedade de fatores. De acordo com o Science Alert, os cientistas estimam que, tendo em conta as emissões atuais, a temperatura na Terra pode subir 4ºC até 2100.

Uma equipa de investigadores analisou mais de 150 anos de dados climáticos e cruzou informação com a disseminação de mais de 30 mil espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. Os resultados do estudo foram publicados, na semana passada, na revista científica Nature.

Na situação atual, os especialistas preveem que até 73% das espécies vão sofrer um aquecimento sem precedentes com efeitos potencialmente desastrosos nas suas populações.

Alex Pigot, coautor do estudo, sugere que as populações de animais podem enfrentar o colapso caso seja ultrapassado um limite de temperatura. “À medida que ultrapassamos esse limite, calculamos que o risco de extinção local aumente substancialmente”, disse Pigot à AFP.

Todavia, tudo depende das emissões de gases com efeitos de estufa. Caso sejam atingidos os níveis propostos no acordo climático de Paris, ‘apenas’ 2% dos animais vai enfrentar um calor extremo que pode causar “danos irreversíveis”.

No caso dos oceanos tropicais, a situação pode começar a deteriorar-se já nesta década. Fenómenos recentes, como o branqueamento em massa do recife da Grande Barreira de Coral, sugerem que isto já está a ocorrer em alguns locais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.