OCDE. Portugal é o país com mais casas, mas 735 mil estão vazias

Portugal é o país desenvolvido da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) com mais casas por cada mil habitantes, segundo dados recolhidos pela organização e analisados pela TSF sobre o mercado da habitação em quase meia centena de países.

De acordo com a análise da TSF, os dados mais recentes revelam um aumento de 555 fogos por cada mil habitantes em 2010 para 577 em 2017. Esses números colocam Portugal no topo da lista, muito acima da média (456) dos outros países.

Os países mais perto de Portugal são a Bulgária (558 casas por cada mil habitantes), Espanha (551) e Letónia (550). Já os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido, por exemplo, têm, respetivamente, 421 e 433 fogos por mil habitantes.

Tendo em consideração números absolutos, continuou a TSF, existem em Portugal 5,859 milhões de fogos, sendo que 12,5% (735 mil) estão vazios.

Os dados revelados pela OCDE mostram igualmente que 11,3% dos portugueses com casa alugada gastam mais do que é aconselhado pelos economistas, utilizando mais de 40% do seu rendimento com a habitação.

A percentagem de famílias sobrecarregadas com custos com a habitação desce para apenas 4,4% entre quem tem uma casa comprada com empréstimo bancário. No entanto, essa percentagem dispara entre as famílias com menos rendimentos, chegando aos 33,5% entre quem tem arrendamento e aos 26,8% nos que recorreram a empréstimo.

A OCDE sublinhou ainda que em muitos países os custos com a habitação são especialmente “pesados” para as famílias mais pobres.

As famílias de todos os tipos estão a gastar cada vez mais com a habitação, contudo, “habitação de qualidade e acessível é cada vez mais difícil de alcançar para as famílias mais vulneráveis, os jovens, as famílias com filhos e os idosos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.