Obras de arte de Miguel Ângelo restauradas graças a bactérias

George M. Groutas / Wikimedia

Detalhe da obra de arte “Noite”, de Miguel Ângelo, na Basílica de São Lourenço, em Florença.

Uma equipa de restauradores usou bactérias para limpar a sujidade de várias obras de arte na Capela dos Médici, em Florença, entre as quais algumas esculturas de Miguel Ângelo.

Os mármores de Miguel Ângelo na Capela dos Médici, no interior da Basílica de São Lourenço, em Florença, Itália, foram limpos de uma maneira pouco habitual.

Uma equipa de restauradores de arte decidiu espalhar algumas bactérias sobre as obras de artes, limpando a sujidade acumulada ao longo de séculos, relata o The New York Times.



Para cada tipo de mancha no mármore, a equipa escolheu uma determinada estirpe de bactérias. Estas bactérias conseguem decompor coisas como poluentes em componentes relativamente inofensivos para os humanos.

As diferentes estirpes de bactérias corroeram resíduos, cera e até mesmo as manchas de um cadáver que foi despejado num dos túmulos em 1537, realça o The Verge. Os resultados do trabalho da equipa de especialistas vão ser revelados ao público neste mês de junho.

Por exemplo, os restauradores usaram bactérias isoladas de uma zona industrial de Nápoles para limpar a cera deixada por velas votivas no “Encontro de Leão e Átila”, um relevo de mármore, obra de Alessandro Algardi.

Embora pareça uma técnica bizarra, esta não é a primeira vez que bactérias são usadas para limpar arte. Itália é particularmente conhecida por usar micróbios para restaurar obras de arte.

Uma outra equipa de investigadores descobriu até que alguns micróbios que vivem nos pigmentos das pinturas podem ajudar a evitar que a obra de arte se deteriore.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Escrituras e divórcios passam a poder ser feitos por videoconferência

Divórcios, escrituras de imóveis e até uma procuração passam a poder ser feitos por videoconferência. Hoje em dia estes atos obrigam a ir à conservatória, mas o objetivo é que o mecanismo esteja em prática …

Patrícia Mamona recebeu a medalha de prata e já está "a pensar no futuro"

A atleta portuguesa recebeu, esta segunda-feira, a medalha de prata do triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, um dia depois de ter terminado a prova na segunda posição. Patrícia Mamona subiu, esta segunda-feira, ao segundo …

Governo prepara novas contratações para a Administração Pública

Novos concursos (dois) deverão resultar na colocação de cerca de 475 técnicos superiores e de mil trabalhadores para a máquina do Estado. Governo acena com condições remuneratórias mais atrativas, apesar de as soluções ainda estarem …

Urna com 4.000 anos revela história de vida de mulher enterrada com os filhos gémeos

Vários investigadores analisaram amostras de restos mortais e artefatos humanos descobertos num cemitério de há 4.000 anos, perto da cidade húngara de Szigetszentmiklós. Composto por centenas de potes de barro enterrados a meio quilómetro da margem …

Forças Armadas devem 37 milhões aos hospitais privados

O Instituto de Apoio Social das Forças Armadas (IASFA) ainda não regularizou a dívida de 37 milhões de euros que contraiu junto dos hospitais privados. Em 2019, os Ministérios da Defesa Nacional e das Finanças e …

Criminalização da ocultação de riqueza divide peritos da justiça (e levanta dúvidas de inconstitucionalidade)

A solução encontrada sobre a forma que se pode punir os altos quadros públicos que enriqueçam sem justificação não é consensual entre os agentes da justiça. Um dos projetos de lei, elaborado pelo PS, determina a …

Quantas calorias se queimam quando não se faz nada? Uma fórmula matemática dá a resposta

Uma fórmula que leva em conta o peso, a idade e altura consegue estimar a quantidade mínima de calorias que cada um de nós precisa para viver, o que ajuda nos cálculos para a perda …

Politico tentou vender "conteúdos" para promover presidência portuguesa da UE. Governo rejeitou

O jornal Politico propôs ao Governo uma campanha de publicidade de forma a "realçar o papel da presidência portuguesa da União Europeia". Portugal rejeitou. O Público avança, esta segunda-feira, que o jornal digital Politico propôs ao …

Marques Mendes aponta nomes para remodelação no Governo (e indica substituto de Costa)

No habitual espaço de opinião na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a pandemia, o processo de vacinação, a remodelação governamental e comentou ainda o facto de Rui Rio ter acabado com o tabu …

DGS corrige Marcelo. Vacinação de crianças saudáveis depende sempre de indicação médica

O pedido dos pais não é suficiente para que crianças saudáveis, com idades entre os 12 e os 15 anos, sejam vacinadas. Será "sempre necessária" a indicação do clínico assistente. O Presidente da República, Marcelo Rebelo …