Junta de Freguesia de Arroios tinha avisado que era preciso requalificar a zona. Locais não sabiam que trabalhos iam decorrer… até às 6h da manhã.
A Junta de Freguesia de Arroios já tinha avisado em Dezembro que iria requalificar algumas zonas da freguesia lisboeta, como a Rua de Arroios e a praça do Mercado de Arroios.
Aumentar áreas pedonais, colocar passadeiras mais elevadas, pavimento confortável, plantar árvores, alargar passeios e reorganizar o estacionamento – para tentar evitar o constante estacionamento em segunda fila.
Mas, aparentemente, os moradores não sabiam que os trabalhos iriam decorrer até… às 6h da manhã. Até, não é “a partir de”. Ou seja, as obras são feitas durante a noite e a madrugada, ali à porta das casas.
E são obras barulhentas, asseguram os moradores. Vídeos transmitidos pela RTP mostram tractores a fazer barulho às 3h20 da madrugada.
“Isto era necessário mas é pena que se tenha transformado num pesadelo. Quem as autorizou não pensou no descanso dos moradores. Às 2h da manhã as janelas de minha casa estremeciam…”, relata uma moradora numa das ruas.
“Eu sei que é preciso fazer as obras, mas o horário não está a ser agradável. As noites têm sido difíceis, tem sido um barulho muito forte mesmo”, conta outra lisboeta.
Outros moradores também aplaudem as obras mas queixam-se de que os moradores não foram avisados dos horários dos trabalhos.
A Junta de Freguesia de Arroios não reage.
A Câmara Municipal de Lisboa, além de sublinhar que as ruas precisavam mesmo de obras, assegura que avisou os munícipes. E explica que há certas ruas que têm tido obras de madrugada para “evitar sobrecarregar outras vias, designadamente a Avenida Almirante Reis afectada pelo estaleiro de obra do Plano Geral de Drenagem”.
As obras começaram a meio de Janeiro e devem terminar no dia 1 de Fevereiro.