Um objeto que usa todos os dias pode estar a destruir o seu esperma

Envato Elements

A pesquisa descobriu uma correlação entre o uso frequente de telemóveis e a diminuição da qualidade do esperma.

Um extenso estudo da Universidade de Genebra (UNIGE) e do Swiss Tropical and Public Health Institute (Swiss TPH) publicado na Fertility & Sterility revela que o uso frequente de telemóveis pode estar associado a uma diminuição na concentração e no total de espermatozóides em homens jovens, embora não afete a motilidade ou a morfologia dos mesmos.

A qualidade do esperma, essencial para a fertilidade masculina, tem sofrido declínios significativos nas últimas cinco décadas, com estudos anteriores a mostrar que a contagem média de espermatozóides caiu de 99 milhões por mililitro para 47 milhões por mililitro.

Embora fatores ambientais como disruptores endócrinos e hábitos de vida como a dieta e o tabagismo tenham sido apontados como possíveis culpados, a pesquisa liderada pela UNIGE foca no impacto potencial da radiação eletromagnética dos telemóveis.

No estudo suíço, que é o maior do seu género até a data, 2886 participantes forneceram informações detalhadas sobre os seus hábitos de vida e uso de telemóveis através de questionários. A análise dos dados identificou que homens que usavam o telemóvel mais de 20 vezes por dia tinham uma concentração média de esperma 21% inferior em comparação com aqueles que usavam menos de uma vez por semana.

Os investigadores notaram uma associação mais forte desta diminuição durante o período de 2005 a 2007, uma tendência que diminuiu com o passar do tempo e a transição de 2G para 3G e 4G, sugerindo que as alterações na potência de transmissão dos telemóveis podem influenciar os efeitos na qualidade do esperma.

Curiosamente, a localização onde os telemóveis eram guardados não pareceu afetar os parâmetros do esperma, embora a confiabilidade dessa observação seja limitada devido ao número reduzido de participantes que relataram não carregar o telemóvel próximo ao corpo, explica o SciTech Daily.

A pesquisa anterior sobre a relação entre o uso de telemóveis e a qualidade do esperma foi muitas vezes inconclusiva, prejudicada por amostras pequenas e vieses de seleção. Este estudo procura superar essas limitações com uma amostra maior e considerando uma variedade de informações sobre o estilo de vida.

Para combater as limitações dos dados auto-relatados, um novo estudo financiado pelo Federal Office for the Environment (FOEN) arrancou em 2023, com o objetivo de medir diretamente a exposição à radiação eletromagnética e avaliar o impacto na saúde reprodutiva masculina.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.