Obesidade eleva em até 40% risco de 7 tipos de cancro em mulheres

Um estudo da organização britânica Cancer Research UK sugere que a obesidade aumenta em até 40% a probabilidade de mulheres desenvolverem sete tipos de cancro.

A obesidade pode aumentar o risco de cancro de intestino, cancro de mama depois da menopausa, de vesícula biliar, rins, pâncreas, útero e cancro do esófago.

Segundo os investigadores, a obesidade pode aumentar o risco de desenvolver cancro de muitas formas. Uma possibilidade é que a doença esteja ligada à produção de hormónios em células de gordura, especialmente o estrogénio.

Acredita-se que o estrogénio seja o combustível para o desenvolvimento de cancro.

O estudo analisou um grupo de mil mulheres obesas e descobriu que, neste grupo, 274 tinham uma maior tendência para desenvolver cancro ao longo de sua vida.

Os investigadores também analisaram um grupo de mil mulheres com peso considerado normal e descobriram que 194 destas tinham chances de ser diagnosticadas com cancro durante as suas vidas.

Pequenas mudanças

Para Julie Sharp, coordenadora de comunicação para a saúde da Cancer Research UK, pequenas mudanças no estilo de vida já podem ajudar a evitar a doença em mulheres obesas.

“Perder peso não é fácil, mas não é preciso entrar para o ginásio e correr quilómetros todos os dias, ou desistir do seu prato preferido para sempre.”

“Fazer pequenas mudanças que consiga manter a longo prazo pode ter um impacto efetivo. Para começar, tente sair do autocarro uma paragem antes da sua e corte nos alimentos gordurosos ou com muito açúcar”, sugere.

“Perder peso demora, por isso aumente gradualmente os exercícios e a alimentação saudável até chegar a um estilo de vida mais saudável que, de facto, consiga manter”, acrescentou.

“Sabemos que o risco de desenvolver cancro depende de uma combinação de genes, o ambiente que nos rodeia e outros aspectos das nossas vidas, muitos dos quais podemos controlar. Ajudar as pessoas a perceber como podem reduzir o risco de desenvolver cancro é crucial para enfrentar a doença”, afirmou.

Para a médica, mudanças no estilo de vida como “parar de fumar, ter atenção ao peso, seguir uma dieta saudável e diminuir o consumo de álcool” são grandes oportunidades para reduzir o risco de desenvolver a doença.

“Levar a cabo estas mudanças não é uma garantia contra o cancro, mas coloca as probabilidades do nosso lado”, disse.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …