Obesidade pode melhorar o efeito de alguns tratamentos para o cancro

Tony Alter / Flickr

Investigadores encontraram uma correlação entre um índice de massa corporal alto e a eficácia de um tratamento de imunoterapia recente para o cancro do pulmão.

Um novo estudo sugere que pacientes oncológicos com um maior índice de massa corporal (IMC) tendem a mostrar melhores taxas de sobrevivência em comparação com pesos considerados saudáveis. Esta investigação que, à primeira vista, parece ser paradoxa aplica-se principalmente a pacientes que receberam um novo tratamento de imunoterapia para o cancro do pulmão.

“Estudos anteriores exploraram um conceito chamado ‘paradoxo da obesidade‘, em que a obesidade está associada a maiores riscos para o desenvolvimento de certos tipos de cancro e, contraintuitivamente, pode proteger e proporcionar maiores benefícios de sobrevivência em certos indivíduos”, explica Ganessan Kichenadasse, um dos autores do estudo, citado pelo New Atlas.

O ‘paradoxo da obesidade’ é uma ideia que está longe de reunir consenso na comunidade científica, mas há estudos que defendem a sua viabilidade. A investigação dos cientistas australianos foi publicada, na semana passada, na revista científica JAMA Oncology.

Assim, a hipótese proposta pelos cientistas é que a obesidade, de certa forma, pode aumentar a eficácia da imunoterapia em pacientes oncológicos.

Para sustentarem as suas ideias, examinaram 1500 pacientes com cancro do pulmão de não pequenas células que, segundo a CUF, é o cancro mais frequente, correspondendo normalmente a 85% dos casos de cancro no pulmão. O tratamento a ser aplicado a estes pacientes era o Atezolizumabe — um anticorpo que aumenta a potência do sistema imune para combater células cancerígenas.

Também foram observados pacientes oncológicos aos quais lhes estava a ser administrado um tratamento mais tradicional. Nestes casos, esta correlação entre obesidade e eficácia do tratamento não foi verificada.

“O nosso estudo fornece novas evidências para apoiar a hipótese de que um alto IMC e obesidade podem estar associados à resposta à imunoterapia”, diz Kichenadasse. “Embora o nosso estudo tenha analisado apenas durante o tratamento, acreditamos que justifique mais estudos sobre o papel potencialmente protetor do IMC alto noutros tratamentos contra o cancro”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …