Obama já não é só o Presidente dos EUA: Também é um parasita

Jason Szenes / EPA

Discurso de Barack Obama na Rutgers University Commencement

Barack Obama

Um cientista norte-americano decidiu homenagear o ainda Presidente dos Estados Unidos, batizando um parasita que vive nos sangue das tartarugas com o seu nome.

“Baracktrema obamai”: é assim o nome de um novo parasita que vive no sangue de algumas tartarugas.

A ideia veio do cientista Thomas Platt, responsável pela descoberta desta espécie de platelmintos que infeta estes animais, como uma forma de homenagear o atual Presidente dos Estados Unidos.

Há várias décadas que o agora reformado professor do Saint-Mary College, no Indiana, batiza as espécies descobertas com nomes de familiares e amigos.

Recentemente, o cientista descobriu que era parente distante de Barack Obama, mais concretamente, primo em sexto grau.

Por isso, achou que era uma boa forma de homenagear o chefe de Estado que, afinal, também pertence à sua família, mesmo que seja de forma longínqua.

“É um componente único da diversidade do planeta Terra. Qualquer pessoa devia considerar isto uma honra”, explicou.

Segundo o Los Angeles Times, esta não é a primeira vez que os cientistas se lembram de homenagear Obama.

Em 2012, investigadores da Universidade do Novo México, da Universidade de Oklahoma e mesmo da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, batizaram uma nova espécie de verme com o nome “Paragordius obamai”, pelo facto de a terem encontrado a alguns quilómetros de distância do local onde, no Quénia, o pai do presidente foi criado.

Além disso, Obama também já teve a honra de ‘emprestar’ o seu nome a um peixe (“Etheostoma obama”), a uma aranha (“Aptostichus barackobamai”), a um líquen (“Caloplaca obamae”) e a um lagarto já extinto (“Obamadon gracilis”).

De acordo com o mesmo jornal, Platt pensa enviar ao presidente um exemplar do seu artigo científico sobre a descoberta.

ZAP / Sputnik News

PARTILHAR

RESPONDER

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …

Empresa a operar em Espanha e Portugal investigada por má gestão de resíduos da covid

Uma empresa multinacional está a ser investigada pela Guardia Civil espanhola, em estreita colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), devido a uma alegada má gestão de resíduos sanitários da covid-19. A Guarda Civil espanhola, em estreita …