Obama critica ausência de atores negros entre os nomeados para os Óscares

jmsloan / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O presidente norte-americano, Barack Obama, defendeu a presença de atores negros em filmes e nos festivais de cinema, deixando a sua posição relativa à ausência de nomeados negros nas principais categorias de interpretação.

“Acho que o cinema deve fazer o mesmo que qualquer outra indústria: olhar para o talento, proporcionar oportunidade a todos“, defendeu Obama, em entrevista ao canal ABC.

A divulgação dos artistas nomeados para os Óscares deste ano, cerimónia marcada para 28 de fevereiro, desencadeou grande polémica nos Estados Unidos. À semelhança do que aconteceu no ano passado, nenhum dos 20 atrizes e atores nomeados para as principais categorias de interpretação era negro – uma tendência criticada nas redes sociais, a nível global, com o regresso da hashtag #OscarsSoWhite.

O diretor de cinema Spike Lee declarou mesmo que não irá participar da premiação em razão da falta de diversidade entre os indicados, e outros atores negros prometem seguir-lhe o exemplo.

Ao falar sobre a necessidade de garantir nos Estados Unidos a diversidade cultural, Obama afirmou que o debate sobre a presença de negros nos Óscares é “apenas uma faceta de uma discussão mais alargada. Estamos a certificar-nos de que todos estão a receber uma exposição justa?“, indagou.

Indagado pelo jornalista David Ono sobre a controvérsia à volta dos Óscares, Obama replicou: “Considero a Califórnia um exemplo da incrível diversidade deste país. Isso é um poder. Penso que quando a história de todos é contada no cinema, isso contribui para uma arte melhor“.

As observações de Obama foram feitas no programa Ao Vivo da Casa Branca, uma série de entrevistas divulgadas esta quarta-feira com apresentadores de televisão. Participaram jornalistas das cidades de Richmond, Filadélfia, Milwaukee, Salt Lake City, Denver, Los Angeles e Oakland.

Como um dos temas escolhidos para a entrevista era a ausência de seguro de saúde para uma parte da população norte-americana, as cidades foram escolhidas devido ao grande número de residentes não segurados.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …