Obama apela ao voto em Macron (e Le Pen leva com ovos em ação de campanha)

Joe Crimmings / Flickr

O Presidente norte-americano, Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos anunciou o seu apoio a Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais francesas, num vídeo divulgado esta quinta-feira pela campanha do candidato.

“Quero que saibam que apoio Emmanuel Macron”, afirma Barack Obama em inglês.

Na mensagem, de um minuto e dez segundos, o ex-presidente dos EUA elogia a defesa dos “valores liberais” pelo candidato centrista e sublinha a importância desta eleição “para o futuro de França e dos valores” que defende.

Macron, diz, “apela à esperança das pessoas, não aos seus medos”.

O ex-chefe de Estado termina a mensagem em francês, com as frases “En Marche!”, o slogan da campanha de Macron, e “Vive la France!”.

O candidato às presidenciais francesas também divulgou hoje um vídeo de apelo ao voto, em que aponta as vitórias de Donald Trump nos Estados Unidos e do referendo do Brexit no Reino Unido como exemplos de que “o pior não é impossível”.

O vídeo colocado no Twitter, quando faltam apenas três dias para a segunda volta, recolhe testemunhos de eleitores norte-americanos e britânicos que entretanto se arrependeram.

Em cima da imagem, lê-se “A História lembrar-se-á do 7 de maio de 2017. Mas em que sentido? Para não se arrepender a 8 de maio, vote!“.

Entretanto, Marine Le Pen decidiu fazer uma visita surpresa a Dol-de-Bretagne e foi recebida com insultos e ovos. A candidata da extrema-direita foi insultada por manifestantes que gritaram frases como “fora com os fachos”.

Esta não é a primeira vez que um candidato leva com ovos. Na verdade, o mesmo já aconteceu com Emmanuel Macron durante as suas ações de campanha.

Esta quarta-feira, os dois candidatos enfrentaram-se no último debate televisivo antes das eleições, naquele que foi considerado o mais áspero e violento de sempre em França.

Macron, que obteve o melhor resultado na primeira volta, é ainda apontado pelas sondagens como o vencedor a 7 de maio, com cerca de 60% das intenções de voto, mas a margem de avanço em relação a Le Pen está a diminuir.

Os seus programas eleitorais estão nos antípodas: Emmanuel Macron é liberal e pró-europeu, Marine Le Pen é anti-imigração, anti-Europa e antissistema.

O primeiro agrada sobretudo aos jovens urbanos, à classe média e ao meio empresarial; a segunda seduz as classes populares, a população rural e uma fatia do eleitorado francês vítima de desemprego endémico.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.