Obama apela ao voto em Macron (e Le Pen leva com ovos em ação de campanha)

Joe Crimmings / Flickr

O Presidente norte-americano, Barack Obama

O Presidente norte-americano, Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos anunciou o seu apoio a Emmanuel Macron na segunda volta das presidenciais francesas, num vídeo divulgado esta quinta-feira pela campanha do candidato.

“Quero que saibam que apoio Emmanuel Macron”, afirma Barack Obama em inglês.

Na mensagem, de um minuto e dez segundos, o ex-presidente dos EUA elogia a defesa dos “valores liberais” pelo candidato centrista e sublinha a importância desta eleição “para o futuro de França e dos valores” que defende.

Macron, diz, “apela à esperança das pessoas, não aos seus medos”.

O ex-chefe de Estado termina a mensagem em francês, com as frases “En Marche!”, o slogan da campanha de Macron, e “Vive la France!”.

O candidato às presidenciais francesas também divulgou hoje um vídeo de apelo ao voto, em que aponta as vitórias de Donald Trump nos Estados Unidos e do referendo do Brexit no Reino Unido como exemplos de que “o pior não é impossível”.

O vídeo colocado no Twitter, quando faltam apenas três dias para a segunda volta, recolhe testemunhos de eleitores norte-americanos e britânicos que entretanto se arrependeram.

Em cima da imagem, lê-se “A História lembrar-se-á do 7 de maio de 2017. Mas em que sentido? Para não se arrepender a 8 de maio, vote!“.

Entretanto, Marine Le Pen decidiu fazer uma visita surpresa a Dol-de-Bretagne e foi recebida com insultos e ovos. A candidata da extrema-direita foi insultada por manifestantes que gritaram frases como “fora com os fachos”.

Esta não é a primeira vez que um candidato leva com ovos. Na verdade, o mesmo já aconteceu com Emmanuel Macron durante as suas ações de campanha.

Esta quarta-feira, os dois candidatos enfrentaram-se no último debate televisivo antes das eleições, naquele que foi considerado o mais áspero e violento de sempre em França.

Macron, que obteve o melhor resultado na primeira volta, é ainda apontado pelas sondagens como o vencedor a 7 de maio, com cerca de 60% das intenções de voto, mas a margem de avanço em relação a Le Pen está a diminuir.

Os seus programas eleitorais estão nos antípodas: Emmanuel Macron é liberal e pró-europeu, Marine Le Pen é anti-imigração, anti-Europa e antissistema.

O primeiro agrada sobretudo aos jovens urbanos, à classe média e ao meio empresarial; a segunda seduz as classes populares, a população rural e uma fatia do eleitorado francês vítima de desemprego endémico.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …

Ciclista Fabio Jakobsen já saiu do coma induzido

O ciclista holandês saiu do coma induzido, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa do Tour da Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas. "Temos …