/

O verdadeiro milagre da acupuntura é “as pessoas ainda acreditarem nela”

11

Foi feita mais investigação sobre acupunctura do que acerca de qualquer outro tipo de medicina alternativa, mas os resultados desses milhares de estudos apontam conclusivamente para o facto de que a acupunctura, na pior das hipóteses, é completamente ineficaz – e, na melhor das hipóteses, não é mais eficaz do que um placebo.

Espantosamente, o benefício da acupunctura é tão pobre que, com a abundância de estudos feitos – e mesmo em comparação com nenhum tratamento – as suas vantagens são praticamente impossíveis de se perceber.

Então por que é que tantas pessoas ainda acreditam tanto nessa terapia?

O farmacologista britânico David Colquhoun, autor de um artigo publicado na revista Anesthesia & Analgesia sobre as provas científicas encontradas até agora contra a acupunctura, não compreende a fé na terapia.

“Seguramente, perante uma tal acumulação de resultados negativos, qualquer tratamento convencional teria sido proibido ou retirado do mercado”, comenta Colquhoun.

Os defensores da acupunctura, introduzida na Coreia em 541, alegam que é uma prática médica antiga, refinada e reverenciada há milhares de anos.

Mas, embora seja de facto uma prática milenar, a acupunctura esteve em declínio durante séculos. Em 1822, foi mesmo proibida na Academia Médica Imperial da China pelo imperador Dao Guang.

O ressurgimento da acupunctura aconteceu apenas em 1946, pela mão do líder da Revolução Chinesa, o Presidente Mao Tsé-Tung.

Perante o crescimento exponencial de uma população chinesa com falta de cuidados médicos básicos, Mao sentiu que seria demasiado dispendioso dar a milhões de camponeses pobres acesso à medicina ocidental, e proclamou a acupunctura como a “Jóia da China

Mao chegou a afirmar que, pessoalmente, não acreditava na acupunctura, mas que tinha que promover a medicina chinesa – seguramente também, pela relação custo-eficácia de um tratamento que apenas precisa de uma agulha.

Nas últimas décadas, e apesar da ausência de resultados científicos que sustentem os seus benefícios, a acupunctura tem ganho adeptos – em particular aproveitando a desconfiança das populações, muitas vezes com boas razões, em relação à medicina tradicional.

Segundo Colquhoun, muitos doentes pensam que o benefício do efeito placebo é melhor que nada –  e talvez tenham um pouco de razão.

De facto, só recentemente a ciência começou a compreender esse poderoso efeito, que funciona mesmo quando a pessoa está plenamente consciente de que a intervenção é apenas um placebo.

E segundo os especialistas em medicina moderna, todos os medicamentos envolvem algum tipo de efeito placebo.

Mas, segundo a comunidade médica, é por isso mesmo que, para ser aprovado, um verdadeiro medicamento não deve ser apenas melhor do que nada; tem que ser mais eficaz do que um simples placebo.

Conclusão?

“Quase todos os testes com medicinas alternativas parecem levar à conclusão de que é necessária mais investigação”, diz David Colquhoun.

“Mas depois de mais de três mil estudos, e não tendo sido possível encontrar provas consistentes, talvez seja altura de desistir”, conclui o farmacologista.

ZAP / Hypescience

11 Comments

  1. Esse farmacologista deve viver embriegado, so pode. E um jornal devia primeiro averiguar os disparates deste tipo antes de publicar disparates britanicos.
    Faz muitos anos que me fazem MTC-ACUPUNTURA para uma doenca dita pel medicina ocidental convencional alopatica como sendo incuravel e foi com a MTC que estou curado.
    Na Alemanha onde vivo milhoes de pessoas recebm MTC em hospitais e consultorios e sim existem sim imensos estudos cientificos e nao cientificos que comprovam a eficacia da MTC.

    • Tu é que andas a dormir…
      Lá por que na Alemanha alguém andar a ganhar milhões vendendo tratamentos manhosos (e não é sua a acupunctura!), não que dizer absolutamente NADA, já que todos os estudos/testes científicos sérios indicam que não tem qualquer eficácia!!
      Estudos “não científicos”?!
      Ha,ha,ha…
      Esses, de certeza, que comprovam a eficácia da acupunctura (e não só)…

  2. discrepo con la afirmación de que la acupuntura es ineficaz. Mi esposo estuvo más de un mes imposibilitado el año pasado de trabajar por pinzamiento del nervio ciático. Acudió a la medicina convencional sin obtener alivio ni solución alguna. Ahí encontramos un médico que trata con apucuntura, lo trata desde entonces y no ha sentido ninguna molestia más desde entonces. Como a él, también a otros pacientes con los que nos hemos comunicado. No se puede desacreditar a ese tratamiento, es injusto y confunde a la gente.

  3. Pouco me importa qual o resultado científico obtido pelos estudiosos, a mim importa sim o resultado pratico que em mim operou e a muitas pessoas cujo resultado conheci, seja fé ou simples sugestão, o que importa é que no meu caso, que não podia estar de pé ou caminhar e com alguns tratamentos atè hoje me tenho sentido bem, e já lá vão uns anos.

  4. Cada vez mais vejo artigos “científicos” que me fazem desacreditar na ciência. Quem são estes palermas que publicam essas coisas tão sem sentido? Eu não só me tratei e melhorei com acupuntura como conheci várias pessoas que tiveram grandes melhoras na sua situação fazendo este tipo de tratamentos! É completamente ridículo dizer que isso vem da fé! Eu tive fé quando os médicos me receitaram um monte de drogas para me curar, mas só piorei e muito! Só me fizeram mal. Sem palavras… ridículo!

  5. Bem, em primeiro lugar gostaria de saber quais foram os 3 mil estudos que o autor deste artigo leu, pois deve ter lido só os que mostram pouco efeito. Há muito mais de 3 mil estudos sobre a acupunctura e outras disciplinas da MTC. Os estudos são suficientemente positivos para que a OMS reconheça a eficácia deste tipo de terapia.
    Mais ainda, sendo alguém com prováveis ligações à industria farmacêutica, muito me espanta que faça referencia a estudos em que a acupunctura apenas prova se “melhor que nada”. A maioria dos medicamentos novos que entram no mercado, a preços exorbitantes, também só provaram que são melhores do que nada. Se têm dúvidas, leiam um livro muito interessante, escrito por um médico, também ele britânico, sobre a industria farmacêutica e vejam como essa indústria, que reclama a falta de provas científicas das medicinas alternativas, testa os novos medicamentos e mente ao sobre os seus reais efeitos benéficos e secundários. Leiam como a industria farmacêutica esconde os resultados negativos dos seus estudos, enviesa esses mesmos resultados e os embeleza para fingir que são positivos, quando na realidade não são. O livro chama-se “Farmacêuticas da treta” e o autor é Ben Goldacre.
    Só fala quem tem que se lhe diga! Parece-me que a industria farmacêutica está é com medo de perder clientes…

  6. 1º é de muito mau gosto que o jornalista que se lembrou de fazer algum género de copy + paste com traducção pelo meio, não tenha sequer tentado se informar um pouco mais além para ver que isto, é uma noticia encomendada.

    O melhor fisioterapeuta nacional (sem ligações a clubes) usa e abusa da Acunpuntura e com grandes resultados.

    Dito isto, se ele o faz, e se os resultados realmente aparecem por algo será.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.