O seu telemóvel pode estar a fritar o seu esperma

Um novo estudo feito por cientistas israelitas constatou que os níveis de esperma de homens que mantinham os telemóveis no bolso da frente das calças ficaram gravemente afetados.

Os rumores de que a radiação pode “fritar” os testículos dos homens existem desde que os celulares se tornaram suficientemente pequenos para caber no bolso das calças masculinas.

Mas há alguma prova científica por trás disso?

Aparentemente, sim.

Segundo a IFLS, uma nova revisão analisou 27 estudos que investigaram os efeitos da radiação electromagnética de radiofrequência sobre o sistema reprodutivo masculino.

Os investigadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriram que 21 desses estudos relataram algum tipo de consequência negativa.

Anteriormente, não tinha ficado claro se os efeitos negativos na saúde de manter o telefone celular no bolso tinham a ver com a radiação em si, ou com o calor que os aparelhos produzem.

Um novo estudo, realizado este ano por cientistas da Universidade Technion de Israel, constatou agora que os níveis de esperma de homens que mantinham os telefones no bolso da frente ficaram gravemente afetados em 47% dos casos, em comparação com apenas 11% nos que não colocavam.

Embora os investigadores tenham citado a radiação electromagnética como uma preocupação, eles acreditavam que o principal culpado era o calor emitido pelo telefone, que podia “cozinhar” o esperma.

A teoria do calor como sendo o principal factor prejudicial é interessante, pois numerosos estudos não encontraram nenhuma evidência de que as ondas de radiação do celular causem cancro no cérebro – uma outra lenda urbana semelhante.

Os autores do novo estudo argumentam que o esperma pode ser mais sensível que outras células do corpo.

Segundo os investigadores, a vulnerabilidade única da célula de esperma altamente especializada é particularmente susceptível ao stress oxidativo.

Os autores concluíram a revisão dizendo que são necessárias mais provas directas e controladas, para se ter uma resposta bem fundamentada.

Mas, com a confiança que o Mundo inteiro cada vez mais deposita nos seus telemóveis, é uma questão que os autores acreditam que deve ser definitivamente respondida o mais brevemente possível.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …