O seu telemóvel pode estar a fritar o seu esperma

Um novo estudo feito por cientistas israelitas constatou que os níveis de esperma de homens que mantinham os telemóveis no bolso da frente das calças ficaram gravemente afetados.

Os rumores de que a radiação pode “fritar” os testículos dos homens existem desde que os celulares se tornaram suficientemente pequenos para caber no bolso das calças masculinas.

Mas há alguma prova científica por trás disso?

Aparentemente, sim.

Segundo a IFLS, uma nova revisão analisou 27 estudos que investigaram os efeitos da radiação electromagnética de radiofrequência sobre o sistema reprodutivo masculino.

Os investigadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, descobriram que 21 desses estudos relataram algum tipo de consequência negativa.

Anteriormente, não tinha ficado claro se os efeitos negativos na saúde de manter o telefone celular no bolso tinham a ver com a radiação em si, ou com o calor que os aparelhos produzem.

Um novo estudo, realizado este ano por cientistas da Universidade Technion de Israel, constatou agora que os níveis de esperma de homens que mantinham os telefones no bolso da frente ficaram gravemente afetados em 47% dos casos, em comparação com apenas 11% nos que não colocavam.

Embora os investigadores tenham citado a radiação electromagnética como uma preocupação, eles acreditavam que o principal culpado era o calor emitido pelo telefone, que podia “cozinhar” o esperma.

A teoria do calor como sendo o principal factor prejudicial é interessante, pois numerosos estudos não encontraram nenhuma evidência de que as ondas de radiação do celular causem cancro no cérebro – uma outra lenda urbana semelhante.

Os autores do novo estudo argumentam que o esperma pode ser mais sensível que outras células do corpo.

Segundo os investigadores, a vulnerabilidade única da célula de esperma altamente especializada é particularmente susceptível ao stress oxidativo.

Os autores concluíram a revisão dizendo que são necessárias mais provas directas e controladas, para se ter uma resposta bem fundamentada.

Mas, com a confiança que o Mundo inteiro cada vez mais deposita nos seus telemóveis, é uma questão que os autores acreditam que deve ser definitivamente respondida o mais brevemente possível.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Disseram que não eram jogadores para o Sporting e mandaram tirar a camisa, conta Wendel

O médio Wendel relatou em tribunal que os elementos que invadiram o balneário na academia de Alcochete disseram que os atletas não eram futebolistas para o Sporting e ordenaram que despissem as camisolas. Na décima sessão …

Jorge Jesus vence prémio "Bola de Prata" para melhor treinador do Brasileirão

Jorge Jesus volta a fazer história. O treinador recebeu, esta segunda-feira, o prémio Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Jorge Jesus, o técnico português que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol …

Denunciantes são "essenciais para combater a corrupção", mas em Portugal há "falta de sensibilidade"

Esta segunda-feira, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que em Portugal "existem falhas de sensibilidade" face aos denunciantes, que "não são protegidos", apesar de serem "absolutamente essenciais para combater a corrupção", frisando o exemplo de Rui …

Produtores de vinagre italiano perdem batalha pela exclusividade do termo "balsâmico"

Os produtores de vinagre italiano de Modena reclamavam a exclusividade do termo "balsâmico". O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) não lhes deu razão. Segundo a BBC, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) …

Catarina Martins desvaloriza críticas internas. BE "é o partido mais plural da sociedade portuguesa"

Catarina Martins disse ser natural que sejam apresentadas várias moções à convenção do partido. Alguns membros apontam falta de debate interno, críticas relativizadas pela coordenadora. Catarina Martins considerou natural que se apresentem várias moções à convenção …

Homens e mulheres já podem entrar juntos em restaurantes na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acabou com a exigência de entradas separadas em restaurantes para homens e mulheres e com a separação entre sexos à mesa. Até agora era obrigatório ter uma entrada para famílias e mulheres …

Exército japonês pediu uma escrava sexual para cada 70 soldados na II Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército do Japão pediu ao Governo que fornecesse uma escrava sexual para cada 70 soldados, de acordo com documentos históricos analisados pela agência de notícias nipónica Kyodo News. Os 23 …

Centeno apresenta linhas gerais do Orçamento aos partidos na terça-feira

Mário Centeno apresenta aos partidos, esta terça-feira, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado. Só o Livre fica de fora por "impedimento de agenda". O Governo apresenta amanhã, dia 10 de dezembro, as linhas …

Amianto. Fenprof vai apresentar queixa em Bruxelas

A Fenprof acusa o Governo português de não cumprir a diretiva comunitária que impõe a retirada de amianto de edifícios públicos, incluindo escolas. A Federação Nacional de Professores (Fenprof) vai apresentar uma queixa à Comissão Europeia …

Luís Maximiano: "Battaglia levou com o garrafão de água e o Misic com um cinto na cara"

O guarda-redes do Sporting disse esta segunda-feira que ficou “bloqueado e sem reação” durante o ataque à Academia de Alcochete, descrevendo as agressões aos colegas de equipa, após a entrada no balneário de mais de …