O segredo para fazer chover pode ter sido descoberto

8

Novas investigações sugerem que os choques elétricos podem ser a chave para o crescimento das gotas de chuva.

De acordo com o The Guardian, um choque elétrico pode ser o suficiente para fazer com que uma nuvem produza alguma chuva.

Novas pesquisas sugerem que a sobrealimentação de uma nuvem pode aumentar as forças atrativas entre as gotas de chuva e ajudá-las a crescer.

A carga elétrica está à nossa volta e as nuvens com trovoada provam-no. Mas mesmo o ar que respiramos tem alguns aerossóis e gotas carregados de eletricidade.

Giles Harrison, meteorologista da Universidade de Reading, e outros especialistas têm investigado a carga elétrica das gotas, em nuvens sem trovoada.

A investigação foi liderada por Maarten Ambaum e publicada na Proceedings of the Royal Society A, em janeiro.

As análises mostram que quanto maior for a variação das cargas, mais forte será a atração entre as gotas.

“Isto faz avançar a nossa compreensão de como a carga influencia o crescimento das gotas e traz um novo detalhe para responder à velha questão: porque chove?” sublinha Harrison.

No ano passado, Harrison e o resto da equipa, contratados pelos Emirados Árabes Unidos para investigar o fenómeno da chuva, pilotaram drones equipados com ionizadores para as nuvens, e experimentaram libertar cargas positivas e negativas para o ar.

Os investigadores construíram quatro drones com uma estrutura de 198 centímetros. Os aparelhos foram depois lançados de uma catapulta. Durante os voos, que podem durar até 40 minutos, os sensores dos drones monitorizam a temperatura, a humidade e a carga elétrica de uma nuvem, permitindo aos investigadores saber onde e quando devem iniciar o processo.

Esta experiência foi apenas uma das muitas tentativas dos Emirados Árabes Unidos para expandir os recursos hídricos ao seu dispor — algumas conseguem mesmo desafiar os limites da criatividade humana.

O país já utiliza tecnologia que “semeia” nuvens, deixando cair sal para incentivar a precipitação. Mas com uma precipitação média nos EAU de apenas 100mm por ano, o país quer gerar mais.

Os resultados obtidos vão agora ajudar o país saudita a entender melhor o fenómeno — e a fazer chover onde for necessário.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. “… Emirados Árabes Unidos… o país saudita…”? Também têm lá algum Saud? O que conheço de saudita é a Arábia Saudita, da dinastia iniciada por Ibn Saud. Estarei errado?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.