O rio Whanganui na Nova Zelândia foi reconhecido como pessoa

Rio Whanganui, na Nova Zelândia

A tribo Maori Whanganui na Ilha do Norte, está a lutar há mais de 160 anos para que o rio Whanganui, o terceiro maior país, seja reconhecido como um ancestral, ou seja, uma entidade viva. E, agora, o Parlamento neozelandês aprovou finalmente a lei que o reconhece como tal.

Deste modo, o Whanganui tornou-se no primeiro rio do mundo a ser considerado uma “pessoa jurídica”, com os seus próprios direitos e valores.

“Terá sua própria identidade jurídica, com todos os direitos e deveres correspondentes. Esta ação que concede a um rio personalidade jurídica é única”, declarou o ministro da Justiça, Chris Finlayson, citado pela AFP.

“Reconheço que a reação inicial de muita gente é achar estranho que se dê personalidade jurídica a um recurso natural. Mas não é mais estranho do que os fundos familiares, ou as empresas, ou as sociedades”, afirmou Hon Christopher Finlayson, o ministro neozelandês responsável pelo acordo.

Assim, a partir de agora a lei não fará distinção entre os danos provocados à tribo ou ao próprio rio e vai permitir que o Whanganui seja representado em qualquer processo legal por um membro da tribo Maori e um membro do Governo neozelandês.

“Do ponto de vista do bem-estar, o Whanganui está diretamente ligado ao bem-estar das pessoas, por isso é realmente importante que tenha a sua própria identidade”, destacou o deputado que representa a tribo Maori, Adrian Rurawhe, citado pela BBC.

A tribo, que tem como lema “eu sou o rio e o rio sou eu”, recebeu ainda uma compensação financeira de 80 milhões de dólares (cerca de 75 milhões de euros) e 30 milhões de dólares (28 milhões de euros) para melhorar o estado do rio.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa! Agora já pode ser processado se houver uma cheia! (tem direitos e deveres como diz a notícia)
    Acho que também deviamos dar o mesmo estatuto ao mar e processá-lo quando as ondas destruírem um cafá na praia…

RESPONDER

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …