O que os portugueses viram em 10 anos de YouTube?

Uma criança chamada Charlie que morde o dedo do irmão, num filme de menos de um minuto e falado em inglês, foi o vídeo mais visto pelos portugueses nos 10 anos que o YouTube tem de vida.

Atualmente disponível em 73 países e 61 línguas, o site de partilha de vídeos YouTube completou este ano 10 anos e envolve no mundo mil milhões de pessoas por mês.

A propósito da efeméride o YouTube Portugal divulgou as preferências dos portugueses na última década, em termos de filmes genéricos e de música. E na música é o cantor Anselmo Ralph o que mais se destaca.

Já nos vídeos generalistas são mesmo as crianças que estão na frente. Além do Charlie a morder o dedo do irmão – que a nível mundial já conta com 820.171.932 visualizações – entre os 10 vídeos mais vistos estão três vídeos infantis, dois de música (um com pintos amarelos e outro com sapos que não lavam os pés) e uma história do personagem infantil Ruca.

Nos últimos 10 anos os portugueses também gostaram de James Arthur, um músico britânico que ganhou o concurso de música X Factor em 2012, de uma paródia a uma música feita pelos atores Nuno Morgado e Rui Unas, e outra paródia a uma música do sul-coreano PSY.

Entre os mais vistos estão ainda um vídeo sobre o festival de música eletrónica Tomorrowland de 2102, um anúncio (equipamento desportivo) com Cristiano Ronaldo e outros jogadores de futebol, e um vídeo a ensinar como se põe um anúncio no portal de vendas OlX.

Na música, Anselmo Ralph consegue colocar três vídeos nos 10 mais vistos na última década, mas o que teve mais visualizações foi “Gangnam Style“, do sul-coreano PSY – que tem mais de 2.334.000.706 visualizações no total mundial -, seguido de “Ai se e te pego”, do brasileiro Michel Teló.

As outras cinco estrelas são vídeos de músicas que foram sucesso, com destaque para o estilo musical quizomba. Angola sobressai, com Anselmo Ralph e mais três angolanos nos 10 mais vistos.

O YouTube é o maior portal de partilha de vídeos do mundo, ao qual são adicionadas diariamente mais 432 mil horas de imagens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Venda de João Félix vai ter impacto de 100 milhões de euros nas contas do Benfica em 2020

A venda de João Félix ao Atlético Madrid vai ter um impacto na ordem dos 100 milhões nos resultados do Benfica no próximo exercício (2019/20). "A venda do João Félix vai ter influência no exercício 2019/20, …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …

Justiça absolve ex-responsáveis da operadora da central nuclear de Fukushima

Um tribunal japonês absolveu, esta quinta-feira, três antigos responsáveis da operadora da central japonesa de Fukushima, que estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear. O tribunal distrital de Tóquio …