O que os portugueses viram em 10 anos de YouTube?

Uma criança chamada Charlie que morde o dedo do irmão, num filme de menos de um minuto e falado em inglês, foi o vídeo mais visto pelos portugueses nos 10 anos que o YouTube tem de vida.

Atualmente disponível em 73 países e 61 línguas, o site de partilha de vídeos YouTube completou este ano 10 anos e envolve no mundo mil milhões de pessoas por mês.

A propósito da efeméride o YouTube Portugal divulgou as preferências dos portugueses na última década, em termos de filmes genéricos e de música. E na música é o cantor Anselmo Ralph o que mais se destaca.

Já nos vídeos generalistas são mesmo as crianças que estão na frente. Além do Charlie a morder o dedo do irmão – que a nível mundial já conta com 820.171.932 visualizações – entre os 10 vídeos mais vistos estão três vídeos infantis, dois de música (um com pintos amarelos e outro com sapos que não lavam os pés) e uma história do personagem infantil Ruca.

Nos últimos 10 anos os portugueses também gostaram de James Arthur, um músico britânico que ganhou o concurso de música X Factor em 2012, de uma paródia a uma música feita pelos atores Nuno Morgado e Rui Unas, e outra paródia a uma música do sul-coreano PSY.

Entre os mais vistos estão ainda um vídeo sobre o festival de música eletrónica Tomorrowland de 2102, um anúncio (equipamento desportivo) com Cristiano Ronaldo e outros jogadores de futebol, e um vídeo a ensinar como se põe um anúncio no portal de vendas OlX.

Na música, Anselmo Ralph consegue colocar três vídeos nos 10 mais vistos na última década, mas o que teve mais visualizações foi “Gangnam Style“, do sul-coreano PSY – que tem mais de 2.334.000.706 visualizações no total mundial -, seguido de “Ai se e te pego”, do brasileiro Michel Teló.

As outras cinco estrelas são vídeos de músicas que foram sucesso, com destaque para o estilo musical quizomba. Angola sobressai, com Anselmo Ralph e mais três angolanos nos 10 mais vistos.

O YouTube é o maior portal de partilha de vídeos do mundo, ao qual são adicionadas diariamente mais 432 mil horas de imagens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …