O “melhor brasileiro da sua geração” e as comparações a Neymar. O que esperar de David Neres?

SL Benfica / Twitter

David Neres oficializado no SL Benfica.

Considerado o “melhor brasileiro da sua geração” por José Mourinho e muitas vezes comparado a Neymar, David Neres assinou pelo SL Benfica.

O futebolista internacional brasileiro David Neres vai ser reforço do Benfica para a próxima temporada, tendo assinado um contrato de cinco épocas com os ‘encarnados’, anunciou o emblema lisboeta.

As ‘águias’ revelam ainda que Neres assinou até 30 de junho de 2027 e ficou com uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros.

Neres, de 25 anos, estava ligado ao Shakhtar Donetsk, mas acabou por não fazer qualquer jogo com a camisola do clube ucraniano devido à invasão russa.

Formado no São Paulo, o extremo esquerdino deu nas vistas no Ajax, clube em que ingressou em 2016/17 com apenas 19 anos. Ao serviço dos holandeses, Neres conquistou três campeonatos e duas taças, tendo registado 47 golos em cinco épocas e meia, antes de rumar à Ucrânia em janeiro deste ano.

“É bom chegar num país em que todos falam a tua língua, mas estou muito feliz em assinar com o clube”, começou por dizer, em declarações à BTV. “Nem tenho que dizer, o Benfica é um grande clube, não só da Europa como do mundo”.

O internacional canarinho tenta relançar a sua carreira, depois de ter estado meia época sem jogar no Shakhtar.

“Todos sabem da força do Benfica e quão grande o clube é. Estou feliz por estar a receber esta oportunidade de voltar a fazer o que eu mais amo”, atirou

A chegada de David Neres acompanha a saída de Everton ‘Cebolinha’, jogador que foi vendido ao Flamengo, por 13,5 milhões de euros. O brasileiro nunca se conseguiu afirmar na Luz e é vendido dois anos depois de ter chegado do Grêmio, por 20 milhões de euros.

Mas, afinal de contas, quem é David Neres e o que é que levou o Benfica a apostar num jogador que muitos consideram que apenas se transferiu para o Shakhtar Donetsk pelo dinheiro?

Comparações a Neymar

David Neres é um jogador versátil, que pode jogar em ambos os flancos do ataque, mas que se destacou a jogar na ala direita. Iniciou-se no futebol como defesa e médio defensivo, mas rapidamente percebeu que o seu talento era fazer as redes balançar.

“Não dependíamos do futebol. Em casa nem sempre tínhamos o que queríamos. Não tinha muita comida, mas também nunca passámos fome. O meu pai trabalhou no duro para manter a família e, juntamente com a minha mãe, proporcionou-nos uma boa infância”, disse Neres à Voetbal International.

Em 2016, quando o jovem se estreou pelo São Paulo, o então treinador Ricardo Gomes sublinhou o seu talento: “Ele tem muita qualidade. É por isso que está aqui. Estou certo de que terá um futuro muito bom. Tem personalidade e vai crescer muito”.

Quando chegou ao Ajax, em 2017, Neres bateu o recorde do montante mais alto de sempre pago por um clube holandês a uma equipa estrangeiro. O emblema de Amesterdão desembolsou 12 milhões de euros pela promessa brasileira.

“Neres é um jogar que há muito queríamos contratar. É um dos mais promissores talentos da América do Sul. Estamos encantados por ele ter escolhido o Ajax. Ainda só tem 19 anos, precisará de tempo para se adaptar, mas acredito que podermos tirar proveito dele já esta época”, disse, à data, o ex-futebolista e diretor de prospeção do Ajax, Marc Overmars.

O extremo destaca-se pela sua técnica ímpar, que o levou muitas vezes a ser comparado a Neymar Jr. Além disso, é extremamente veloz e é capaz de criar desequilíbrios aparentemente do nada.

David Neres foi inclusive um dos obreiros do excelente percurso do Ajax em 2018/19, quando chegou às meias-finais da Liga dos Campeões.

Na altura, José Mourinho ficou encantado com o talento do brasileiro e não poupou elogios: “Reflete tudo o que é um jogador brasileiro. Para mim, é o melhor desta nova geração”.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.