O que é o “spoofing” e como pode acabar em burla?

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A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a alertar para aumento do spoofing que pode culminar em burlas informáticas. Trata-se do roubo de identidade de grandes instituições para burlar mais facilmente as vítimas.

Registaram-se, nos primeiros seis meses do ano, “diversas ocorrências” relacionadas com spoofing – prática que consiste em falsificar dados pessoais e pode culminar em burlas informáticas.

Em comunicado, a Direção Nacional da PSP avança com diversos conselhos de segurança e pede que se denunciem todas as burlas, incluindo meras tentativas.

“Proteja-se dos criminosos que se protegem atrás de um ecrã”, sublinha a PSP.

O spoofing consiste na falsificação/roubo de uma entidade como email, número de telefone, site, endereço IP, entre outros, para dar uma aparência de legitimidade e de confiança naquele contacto, tendo em vista iludir a vítima.

Segundo a PSP, os casos registados “mais recorrentes” reportam-se a spoofing de email e de chamadas e SMS (mensagens).

“O cibercriminoso, com recurso a sistemas informáticos, reproduz endereços de email e números telefónicos, fazendo-se passar por entidades bancárias, empresas amplamente conhecidas ou instituições públicas, com o objetivo de obter os dados pessoais da vítima ou credenciais para fins criminosos”, descreve a Direção Nacional na nota divulgada hoje.

A PSP alerta que “estas situações podem acontecer a qualquer pessoa”, razão pela qual frisa: “A prevenção é o melhor método de segurança”.

Recentemente, o Banco de Portugal foi vítima desta técnica fraudulenta.

Como evitar burlas

A polícia aconselha a duvidar de qualquer chamada telefónica ou SMS que contenha uma saudação genérica em vez do nome real do recetor ou de uma mensagem personalizada dirigida ao recetor.

No caso das mensagens ou telefonemas por parte de alegadas entidades bancárias, onde sejam solicitados códigos, credenciais ou palavras passe, deve ser verificada a veracidade do pedido junto da entidade bancária em questão.

Já perante emails ou SMS que contenham links duvidosos, devem os mesmos ser ignorados e as mensagens de imediato eliminadas.

É ainda recomendado que não se coloque o contacto telefónico nas redes sociais e que se bloqueie manualmente números provenientes de chamadas indesejadas e duvidosas.

É considerado importante “respeitar o alerta sobre chamadas ou SMS marcadas como spam [lixo] nos aparelhos telefónicos mais recentes”.

E, ao receber um email ou outra qualquer comunicação que evidencie a prática de spoofing, deve ser informado o suposto remetente sobre o sucedido, no sentido de ajudar a impedir novos ciberataques deste tipo.

“Podem fazê-lo nos sites das empresas visadas que, normalmente, possuem páginas onde é possível relatar spoofing e outros problemas de segurança”, conclui a PSP.

O spoofing é também uma prática maliciosa comum em aviões em que os sistemas de comunicação de uma plataforma são enganados com dados falsos, fazendo com que o sistema acredite que está a interagir com uma fonte confiável.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Somente a acrescentar o seguinte; para qualquer conta que se crie nestes últimos tempos, para qualquer rede social, obrigatóriamente é exigido o número de telemóvel a afim de recuparação da conta ou mesmo para inicio da sessão a fim de confirmar após a recepção do código na introdução no inicio da sessão. Afinal as redes sociais são coniventes com a burla? ou então tem que existir outra solução, até mesmo por email.

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