/

O que é o keffiyeh, controverso símbolo da causa palestiniana (e quem o usa?)

O kaffiyeh, peça de vestuário tradicional originário do mundo árabe, evoluiu para se tornar um símbolo potente da identidade palestiniana e da sua luta pela independência. O seu uso levanta controvérsia em alguns países.

Inicialmente usado por razões práticas, como proteção contra o sol, areia e suor, o kaffiyeh superou ao longo dos anos as suas raízes utilitárias para se tornar um emblema chave na causa palestiniana, particularmente no contexto do seu conflito com Israel.

Cada país do Médio Oriente tem a sua variação única do kaffiyeh, refletindo identidades nacionais distintas, mas a peça ganhou inicialmente destaque na década de 1930, durante a revolta árabe contra a presença britânica na Palestina.

A sua adoção pelos palestinianos, explica o The Washington Post, marcou uma mudança significativa das suas origens rurais para um cenário mais urbano.

A associação do kaffiyeh com a identidade palestiniana foi ainda mais consolidada pelo líder palestiniano Yasser Arafat, que o usou com frequência a partir dos anos 1960.

Na década de 1980, durante a primeira intifada, os homens palestinianos usavam o kaffiyeh para se disfarçarem durante confrontos com as forças israelitas.

Este período tornou o uso do kaffiyeh foco de controvérsia em alguns países ocidentais, onde é associado à violência do conflito. No entanto, o seu simbolismo estende-se para além do contexto local, tendo-se tornado um símbolo global de resistência e libertação.

Apesar do seu significado político, nos anos 1990 e 2000 o kaffiyeh tornou-se também um objeto de moda, embora as suas conotações culturais e nacionais mais profundas para os palestinianos tenham permanecido predominantes.

A importância do kaffiyeh como símbolo da resistência e identidade palestiniana ganhou destaque nos últimos dias, depois de no dia 27 três estudantes de origem palestiniana terem sido baleados em Burlington, nos Estados Unidos. Duas das vítimas do tiroteio usavam kaffiyehs.

A transformação do kaffiyeh de uma peça de vestuário prática num símbolo de identidade e resistência palestiniana destaca a complexa interação entre cultura, política e identidade no contexto da luta palestiniana.

Mas, apesar de profundamente enraizado na cultura palestiniana, o kaffiyeh é atualmente usado em todo o mundo, transcendendo as suas origens geográficas e culturais — tendo-se tornado um adereço de moda para pessoas diversas, que nele encontram significados diferentes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.