O que é a Ello? E porque lhe chamam o anti-Facebook?

ello.co

A rede social surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios

A rede social surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios

Com cada vez mais utilizadores descontentes com as políticas do Facebook, a Ello, uma nova rede social livre de anúncios que apregoa a sua privacidade, transparência e simplicidade, pode tornar-se um concorrente legítimo ao gigante de Mark Zuckerberg.

Provavelmente nunca ouviu falar da Ello. Mas irá ouvir, em breve.

Denominada de “anti-Facebook”, a plataforma surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios. E, claramente, a ideia de pertencer a uma rede social sem ser bombardeado por anúncios por todos os lados, nem correr o risco de ver as informações pessoais serem vendidas a terceiros, chama a atenção dos internautas.

“Acreditamos que uma rede social pode ser uma ferramenta para o poder. Não para enganar, coagir e manipular – mas um lugar para se ligar, criar e celebrar a vida”, pode ler-se na página da rede social. “Você não é um produto

A verdade é que a Ello está a tornar-se bastante popular, muito rapidamente. De acordo com a imprensa internacional, esta pode ser a próxima grande rede social.

A curiosidade dos utilizadores tem sido tanta que o site teve de tornar a subscrição apenas por convite – os seus servidores não conseguiam aguentar o tráfego.

Segundo avança o The Wall Street Journal, nos últimos dias, as pessoas começaram mesmo a vender convites no eBay, a preços que variam entre os 5 e os 500 dólares (cerca de 3,70 e 370 euros).

Criada pelo designer Paulo Budnitz, fundador das Budnitz Bicycles e fabricante de brinquedos, com a ajuda de uma equipa de sete pessoas, a Ello foi lançada em Março e iniciou a sua implantação em Julho.

Paul Budnitz, criador da Ello

Paul Budnitz, criador da Ello

O site começou com algumas inscrições, sendo que depressa as pessoas se lhes juntaram milhares.

Segundo Budnitz, os pedidos para entrar na rede social passaram de 4.000 para 27.000 por hora.

No início desta semana, Ello foi um dos termos mais pesquisados no Google, com mais de 150.000 pesquisas em dois dias.

Embora a rede social esteja ainda em fase de testes, já é possível navegar sem estar inscrito. Muitas das funcionalidades – comentar, mencionar outros utilizadores, ver quantas pessoas visualizaram determinado post, além das próprias actualizações dos utilizadores da plataforma – já estão disponíveis.

Irá a Ello sobreviver sem recorrer à venda da base de dados a terceiros ou a implementação de anúncios? Conseguirá destronar o Facebook?

Só o tempo dirá.

Até porque a iniciativa de criar uma rede social sem anúncios não é propriamente uma novidade, tendo já sido explorada sem sucesso.

Aos interessados em entrar na Ello, basta pedir um convite aqui.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …