O que é a Ello? E porque lhe chamam o anti-Facebook?

ello.co

A rede social surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios

A rede social surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios

Com cada vez mais utilizadores descontentes com as políticas do Facebook, a Ello, uma nova rede social livre de anúncios que apregoa a sua privacidade, transparência e simplicidade, pode tornar-se um concorrente legítimo ao gigante de Mark Zuckerberg.

Provavelmente nunca ouviu falar da Ello. Mas irá ouvir, em breve.

Denominada de “anti-Facebook”, a plataforma surge com a promessa de ser uma comunidade virtual sem a presença de anúncios. E, claramente, a ideia de pertencer a uma rede social sem ser bombardeado por anúncios por todos os lados, nem correr o risco de ver as informações pessoais serem vendidas a terceiros, chama a atenção dos internautas.

“Acreditamos que uma rede social pode ser uma ferramenta para o poder. Não para enganar, coagir e manipular – mas um lugar para se ligar, criar e celebrar a vida”, pode ler-se na página da rede social. “Você não é um produto

A verdade é que a Ello está a tornar-se bastante popular, muito rapidamente. De acordo com a imprensa internacional, esta pode ser a próxima grande rede social.

A curiosidade dos utilizadores tem sido tanta que o site teve de tornar a subscrição apenas por convite – os seus servidores não conseguiam aguentar o tráfego.

Segundo avança o The Wall Street Journal, nos últimos dias, as pessoas começaram mesmo a vender convites no eBay, a preços que variam entre os 5 e os 500 dólares (cerca de 3,70 e 370 euros).

Criada pelo designer Paulo Budnitz, fundador das Budnitz Bicycles e fabricante de brinquedos, com a ajuda de uma equipa de sete pessoas, a Ello foi lançada em Março e iniciou a sua implantação em Julho.

Paul Budnitz, criador da Ello

Paul Budnitz, criador da Ello

O site começou com algumas inscrições, sendo que depressa as pessoas se lhes juntaram milhares.

Segundo Budnitz, os pedidos para entrar na rede social passaram de 4.000 para 27.000 por hora.

No início desta semana, Ello foi um dos termos mais pesquisados no Google, com mais de 150.000 pesquisas em dois dias.

Embora a rede social esteja ainda em fase de testes, já é possível navegar sem estar inscrito. Muitas das funcionalidades – comentar, mencionar outros utilizadores, ver quantas pessoas visualizaram determinado post, além das próprias actualizações dos utilizadores da plataforma – já estão disponíveis.

Irá a Ello sobreviver sem recorrer à venda da base de dados a terceiros ou a implementação de anúncios? Conseguirá destronar o Facebook?

Só o tempo dirá.

Até porque a iniciativa de criar uma rede social sem anúncios não é propriamente uma novidade, tendo já sido explorada sem sucesso.

Aos interessados em entrar na Ello, basta pedir um convite aqui.

CG, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …

Presidente da Câmara do Funchal envia carta a Boris Johnson a defender a Madeira

O presidente da Câmara do Funchal escreveu uma carta a Boris Johnson, na qual realça "alguns argumentos fortes" a favor da Madeira como destino de férias para os cidadãos do Reino Unido. O presidente da Câmara …

Livros pró-democracia desapareceram das bibliotecas de Hong Kong

Livros escritos por importantes ativistas da democracia de Hong Kong começaram a desaparecer das bibliotecas da cidade, avança a agência noticiosa francesa AFP, citando registos online destes espaços. Os livros pró-democracia desapareceram das prateleiras da …

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal

Lito Vidigal é o novo treinador do Vitória de Setúbal. O ex-treinador do Boavista, que já tinha passado pelo Bonfim em 2018/2019, vai suceder a Júlio Velázquez no comando técnico dos sadinos. Esta segunda-feira, Lito Vidigal, …

Estados Unidos confirmam rara infeção provocada por parasita que destrói o cérebro

Foi detetada, no cérebro de uma pessoa no condado de Hillsborough, uma ameba rara que destrói o cérebro. O parasita chama-se Naegleria Fowleri. Uma ameba rara que destrói o cérebro, conhecida como Naegleria Fowleri, foi detetada numa …

IKEA devolve a Portugal 500 mil euros em apoios do lay-off

A IKEA já reuniu com o Governo e diz estar a estudar a melhor forma de proceder à devolução do montante recebido pelo Estado.  Segundo o Dinheiro Vivo, a IKEA Portugal vai devolver cerca de 500 …

Isabel dos Santos diz-se "contactável e disponível" para colaborar com a justiça

Isabel dos Santos negou, esta segunda-feira, que a justiça desconheça o seu paradeiro e que não a consiga contactar, depois de o procurador-geral de Angola ter vindo a público denunciar a ausência de respostas da …

"Não estamos a dar a resposta suficientemente eficaz nesta fase", diz bastonário dos médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, defendeu esta segunda-feira que enquanto faltar uma "resposta suficientemente eficaz" à covid-19 na fase de desconfinamento, a recuperação económica também será mais lenta. O responsável falava aos …

Bolsonaro alarga veto para uso de máscaras no Brasil

Jair Bolsonaro vetou, esta segunda-feira, a obrigatoriedade do uso de máscaras em prisões durante a pandemia, segundo informações divulgadas no Diário Oficial da União. A decisão do Presidente brasileiro incluiu também o fim da obrigatoriedade de …

Carruagens compradas pela CP à espanhola Renfe vão ter espaço para bicicletas

As 51 carruagens que a CP - Comboios de Portugal vai comprar à espanhola Renfe por 1,6 milhões de euros permitirão o transporte de bicicletas, revelou o ministro Pedro Nuno Santos, garantindo que serão gastos …