Cientistas já sabem o que causa os chamados “dedos covid”

Cientistas podem ter encontrado, finalmente, uma explicação para os chamados “dedos covid”, um sintoma que alguns pacientes infetados com o novo coronavírus apresentam.

De acordo com o site Live Science, estes casos de “dedos covid”, uma espécie de erupção cutânea nos dedos dos pés e das mãos, começaram a surgir logo nos primeiros dias da pandemia.

Na altura, foram vários os cientistas que expuseram as suas possíveis explicações para este sintoma, com alguns a sugerir que estas “feridas”, parecidas com frieiras, podiam ser causadas por uma inflamação; enquanto outros alegaram que podiam ser o resultado de pequenos coágulos sanguíneos nos dedos.

Agora, os resultados de um novo estudo, publicado na passada terça-feira na revista científica British Journal of Dermatology, sugerem que estas erupções cutâneas podem ser um sinal de uma resposta imunitária descontrolada do corpo.

Para esta pesquisa, a equipa de investigadores recrutou 50 pacientes que foram encaminhados para a especialidade de Dermatologia do Hospital Saint-Louis, em Paris, após se aperceberem desta condição estranha.

Segundo o mesmo site, os cientistas descobriram que a maioria dos participantes carregava altos níveis de autoanticorpos, proteínas geradas pelo sistema imunitário que inadvertidamente atacam os próprios tecidos do corpo.

A equipa também encontrou evidências de que, em comparação com pessoas saudáveis, estes pacientes mostraram uma atividade desenfreada de umas proteínas chamadas interferonas de tipo 1, que ajudam a regular a atividade do nosso sistema imunitário.

Por último, os participantes mostraram sinais de que o revestimento dos seus vasos sanguíneos havia sido danificado, o que também pode ter contribuído para o aparecimento destas erupções cutâneas.

De acordo com o jornal The Guardian, este sintoma aparece, geralmente, uma a quatro semanas depois de uma pessoa contrair o coronavírus SARS-CoV-2 e as erupções podem durar vários meses.

Porém, em declarações a este diário britânico, o podologista Ivan Bristow disse que, na maioria dos casos, os “dedos covid” eventualmente desaparecem por conta própria, não havendo necessidade de recorrer a medicação.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal vai receber 6,1 milhões de vacinas até ao final do ano

Portugal vai receber cerca de 6,1 milhões de vacinas contra a covid-19 até final do ano, dispondo de doses suficientes para voltar a vacinar toda a população, caso seja necessário, anunciou hoje o coordenador da …

Objeto de Hamilton. Galáxia "dupla" intrigou astrónomos durante anos

O nosso Universo esconde vários objetos estranhos, desde estrelas em explosão a galáxias em colisão. O Hubble encontrou o que parece ser um par de objetos idênticos, tão estranhos que os astrónomos demoraram vários anos …

Neymar, de novo: "Aquilo foi uma declaração terrível para o PSG"

Jérôme Rothen avisou: Neymar disse que vai deixar o futebol depois do Mundial e pode ter que enfrentar consequências. Neymar, Neymar, Neymar. O jogador brasileiro mais falado por estes dias (e em muitos outros períodos). Desta …

Portugal regista mais 719 casos de covid-19 e oito mortos. Internamentos descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais oito mortes e 719 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2. O número de pessoas internadas volta a descer. O boletim epidemiológico desta terça-feira informa que há menos 11 pessoas …

Vulcão, La Palma

Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas …

Pintura inacabada de Picasso descoberta ao fim de 118 anos. Inteligência Artificial finalizou a obra

Um nova obra de Picasso foi descoberta por baixo de outra reprodução do artista. A pintura de uma mulher nua estava escondida pela obra "A Refeição de um Homem Cego". Segundo noticia a CNN, a descoberta …

Novos radares de controlo de velocidade vão gerar receitas de cerca de 13 milhões

O Governo estima que a aquisição de novos radares de controlo de velocidade, prevista para o próximo ano, tenha um impacto nas receitas de cerca de 13 milhões de euros, segundo a proposta do Orçamento …

UE aprova pacote de mil milhões de euros para ajuda à população do Afeganistão

A União Europeia (UE) anunciou esta terça-feira uma verba de mil milhões de euros para ajuda humanitária combinada com a prestação de apoio direcionado às necessidades básicas, em benefício direto do povo afegão e dos …

Orçamento para 2022 inundado em críticas. BE admite voto contra e PSD mostra-se preocupado

João Leão, ministro das Finanças, entregou esta segunda-feira à noite a proposta de Orçamento do Estado para 2022. As críticas ao documento começam a surgir por parte dos partidos e instituições. O ministro das Finanças sublinhou …

5 dicas para escolher os móveis perfeitos para a casa nova

Escolher a decoração de uma casa nova pode ser desafiante quando não temos uma ideia clara do estilo que apreciamos mais. A Móveis Online tem todo o mobiliário que necessita para dar vida às divisões …