/

O Papa enviou uma mensagem para o Céu… num foguetão da SpaceX

Spei Satelles

O Vaticano enviou esta segunda-feira uma mensagem para o espaço, a bordo de um “satélite papal” criado por estudantes da Universidade Politécnica de Turim.

Um satélite CubeSat foi esta segunda-feira lançado para o espaço, a partir da Base Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a bordo de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, com uma carga especial.

O satélite, chamado Spei Satelles (“guardião da esperança”), leva a bordo um pequeno nanolivro com uma mensagem do Papa Francisco, que pôde ser captada por radio-amadores de todo o mundo.

A mensagem papal que o Vaticano escolheu enviar para o espaço é a Statio Orbis, uma oração de esperança proferida pelo Papa Francisco em 27 de março de 2020, num período de especial provação para a Humanidade, em plena pandemia de covid-19.

O nanolivro, que contém a mensagem do Papa Francisco em código binário, é uma placa de silício de 2 x 2 x 0,2 milímetros, que contém também imagens do discurso.

Segundo a nota de imprensa do Vatiano, publicada no Vatican News, o satélite é um Cubesat 3U desenhado por estudantes da Universidade Politécnica de Turim, e é alimentado por painéis solares externos.

No interior, além do nanolivro, o satélite leva dois computadores de bordo, uma bateria, sensores, ímanes para estabilização, e dois sistemas de comunicação de ultra-alta frequência UHF para transmitir para Terra, via rádio, a mensagem de esperança do Papa .

Como gesto de solidariedade, vão ser gravados remotamente, num chip adicional no interior do satélite, os nomes de pessoas que se comprometam a realizar um ato de misericórdia na Terra.

A missão Spei Satelles do Vaticano é encarada como um testemunho vivo da relação construtiva entre a ciência, a tecnologia e a fé.

 

O projeto, aclamado como um exemplo perfeito de como o uso pacífico das tecnologias pode contribuir para uma cultura partilhada de paz e esperança, simboliza uma mensagem de inclusividade e unidade global.

Mais do que isso, pela primeira vez de forma que ninguém pode questionar, podemos dizer que uma oração do Papa chegou ao Céu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.