Ministro alemão do Ambiente escolheu um Tesla para carro oficial

O ministro alemão do ambiente do estado da Renânia do Norte e Westphalie, Johannes Remme, acaba de escolher um automóvel elétrico Tesla Model S 90D para carro oficial. E a escolha é polémica.

Esta opção pode ser encarada como uma afronta aos modelos eléctricos produzidos pelos fabricantes alemães de automóveis. Elon Musk é que deve a exultar com esta decisão.

O ministro Johannes Remmel foi eleito pelo Partido Ecologista, e dado o clima da região onde exerce as suas funções, elegeu um veículo eléctrico da construtora americana Tesla para as suas deslocações oficiais, segundo explicou, por ser o único automóvel capaz de apresentar uma autonomia teórica superior a 500 km.

A polémica está instalada, já que além dos 110.000 euros que custou ao erário público o automóvel eléctrico americano, a opção pela Tesla não foi a mais consensual, já que na Alemanha, onde a indústria automóvel tem tradições fortes, os fabricantes investem milhões de euros no desenvolvimento de automóveis eléctricos.

Segundo uma review da Wired, “o Tesla Model S 90D é o melhor carro eléctrico jamais construído, com uma performance verdadeiramente sem par, e entre os melhores no que toca a autonomia“.

O governante já explicou que mal seja oferecida uma opção com capacidade idênticas de um fabricante alemão trocará de carro. Tanto a Mercedes como a Audi têm planos para oferecer um produto com as características pretendidas pelo ministro já no ano de 2018. Da parte da BMW e Volkswagen, para já, não há notícias.

No leque de escolhas de Johannes Remmel caberia ainda a Opel. A marca, igualmente alemã mas controlada por capitais americanos da General Motors, apresenta uma escolha válida com o Ampera-e, mas parece ter sido esquecida.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O ministro fez bem, se encomendou antes de 1 Jan tem carga gratuita nos superchargers, o q os alemães fazem em VE é uma anedota ou são promessas por cumprir, Tesla killer para o ano ou daqui a 2 anos e nunca chegam, mesmo o ampera, sem infraestrutura, acaba por ser uma anedota, e dp com o q a GM quer mesmo vender… Parabéns. Que outros sigam o exemplo.

  2. O Ampera-e está ainda muito longe do Tesla!
    Quem conhece o meio dos EV s sabe que só em 2020 é que as principais marcas alemãs terão um carro disponível ao cidadão comum com características parecidas ao Tesla. Para já são apenas promessas !

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …