Ministro alemão do Ambiente escolheu um Tesla para carro oficial

O ministro alemão do ambiente do estado da Renânia do Norte e Westphalie, Johannes Remme, acaba de escolher um automóvel elétrico Tesla Model S 90D para carro oficial. E a escolha é polémica.

Esta opção pode ser encarada como uma afronta aos modelos eléctricos produzidos pelos fabricantes alemães de automóveis. Elon Musk é que deve a exultar com esta decisão.

O ministro Johannes Remmel foi eleito pelo Partido Ecologista, e dado o clima da região onde exerce as suas funções, elegeu um veículo eléctrico da construtora americana Tesla para as suas deslocações oficiais, segundo explicou, por ser o único automóvel capaz de apresentar uma autonomia teórica superior a 500 km.

A polémica está instalada, já que além dos 110.000 euros que custou ao erário público o automóvel eléctrico americano, a opção pela Tesla não foi a mais consensual, já que na Alemanha, onde a indústria automóvel tem tradições fortes, os fabricantes investem milhões de euros no desenvolvimento de automóveis eléctricos.

Segundo uma review da Wired, “o Tesla Model S 90D é o melhor carro eléctrico jamais construído, com uma performance verdadeiramente sem par, e entre os melhores no que toca a autonomia“.

O governante já explicou que mal seja oferecida uma opção com capacidade idênticas de um fabricante alemão trocará de carro. Tanto a Mercedes como a Audi têm planos para oferecer um produto com as características pretendidas pelo ministro já no ano de 2018. Da parte da BMW e Volkswagen, para já, não há notícias.

No leque de escolhas de Johannes Remmel caberia ainda a Opel. A marca, igualmente alemã mas controlada por capitais americanos da General Motors, apresenta uma escolha válida com o Ampera-e, mas parece ter sido esquecida.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O ministro fez bem, se encomendou antes de 1 Jan tem carga gratuita nos superchargers, o q os alemães fazem em VE é uma anedota ou são promessas por cumprir, Tesla killer para o ano ou daqui a 2 anos e nunca chegam, mesmo o ampera, sem infraestrutura, acaba por ser uma anedota, e dp com o q a GM quer mesmo vender… Parabéns. Que outros sigam o exemplo.

  2. O Ampera-e está ainda muito longe do Tesla!
    Quem conhece o meio dos EV s sabe que só em 2020 é que as principais marcas alemãs terão um carro disponível ao cidadão comum com características parecidas ao Tesla. Para já são apenas promessas !

RESPONDER

António Costa avisa TAP. Plano de rotas "não tem credibilidade"

O primeiro-ministro considera que a Comissão Executiva da TAP tem o dever legal de "gestão prudente" e "não tem credibilidade" um plano de rotas sem prévia informação sobre a estratégia de reabertura de fronteiras de …

Acordo iminente entre FC Porto e PSG por Alex Telles. Dragões encaixam 25 milhões

O desportivo A Bola garante esta quarta-feira que está praticamente alcançado o acordo para a para a transferência de Alex Telles do FC Porto para o PSG. De acordo com o jornal, o negócio que levará …

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega (nem apoio a Marcelo nas Presidenciais)

Francisco Rodrigues dos Santos disse, esta quarta-feira, que os "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a geringonça. Por esse motivo, não descarta coligações com o Chega. Numa entrevista à TSF, o …

Sem contrato com Estado, CP só tem dinheiro até junho

A CP - Comboios de Portugal enfrenta dificuldades de liquidez, não só por causa do impacto económico da pandemia, mas também porque o Estado ainda não pagou a respetiva compensação anual pelo serviço público prestado. De …

Encontradas ruínas de uma cidade chinesa construída há 5.300 anos

As ruínas de uma antiga cidade chinesa com 5.300 anos foram encontradas por uma equipa de investigadores. A descoberta revela um planeamento urbano sem precedentes. Uma equipa de investigadores encontrou as ruínas de uma antiga cidade …

Twitter coloca alerta de "verificação de factos" em publicações de Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos rejeitou na terça-feira a interferência do Twitter na "liberdade de expressão" que a rede social exerceu diretamente contra um texto publicado, através do novo processo de verificação de mensagens. "O Twitter …

PSP detém dois polícias suspeitos de integrar grupo criminoso violento

Dois polícias foram detidos numa operação que a PSP está a realizar, esta quarta-feira, em várias zonas do país, em particular em Lisboa e em Setúbal, no âmbito de uma investigação sobre um grupo criminoso …

Queda de 7% do PIB e desemprego nos 10%. As previsões do Governo divulgadas aos partidos

Queda de 7% no PIB, défice de 6,5% e taxa de desemprego a atingir os 10%. Estas são as previsões macroeconómicas do Governo, que continuou esta terça-feira a ronda com os partidos com assento Parlamentar. …

Proteína "antienvelhecimento" que atrasa crescimento celular é fundamental na longevidade

Uma equipa de cientistas identificou uma nova proteína antienvelhecimento, que controla o metabolismo das outras proteínas, um processo implicado no envelhecimento e na doença. Os seres humanos estão a viver mais do que nunca. No entanto, …

Em protesto, as farmácias vão fechar 23 minutos. Infarmed avisa que podem sofrer sanções

As farmácias estão vinculadas a obrigações legais e incorrem em sanções, avisou terça-feira a Infarmed, em resposta à Associação Nacional das Farmácias (ANF) que anunciou para esta quarta-feira uma paragem simbólica dos serviços farmacêuticos. “Inerente ao …