Com um movimento nos portos de mais de meio milhão de passageiros — um crescimento de 104% — a ilha da Madeira venceu a distinção pelo segundo ano consecutivo, em cerimónia que decorreu no Dubai este domingo.
Pelo segundo ano consecutivo, a ilha da Madeira recebeu o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros, naquela que foi a terceira edição dos World Cruise Awards — o “irmão” dos World Travel Awards — que decorreu este domingo, no Dubai.
Portugal tem sido, desde a vitória lisboeta em 2021, o grande vencedor da distinção. Este ano, a Madeira bateu uma lista de nomeações recheada de destinos como Atenas, Barcelona, Dubrovnik, Kotor, Lisboa, Londres, Monte Carlo, Nice, Oslo e Roma.
Segundo dados oficiais, os portos da Madeira registaram na época de 2022/2023 um movimento de 557.824 passageiros (contra 284.056 na época anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1.949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022.
Em comunicado, segundo o JN, o secretário Regional da Economia Rui Barreto reforça a importância da distinção, que considera “um grande orgulho”.
“Esta distinção é para nós, e para a região, um grande orgulho, refletindo o sucesso da estratégia levada a cabo pelo Governo Regional da Madeira, através da APRAM, S.A., reconstruindo a confiança dos turistas de cruzeiros, estimulando a procura e mantendo a região no topo das preferências do turismo de cruzeiro internacional”, disse Barreto sobre o prémio que considera “um estímulo e um reconhecimento” do trabalho desenvolvido.
Em 2022, Portugal foi considerado o “Melhor Destino Turístico da Europa”, na edição europeia dos World Travel Awards 2022. Esse ano, no âmbito dos destinos regionais, destacaram-se os Açores (Europe’s Leading Adventure Tourism Destination), Algarve (Europe’s Leading Beach Destination), Lisboa (Europe’s Leading City Break Destination, Europe’s Leading Cruise Destination e Europe’s Leading Seaside Metropolitan Destination) e Porto (Europe’s Leading City Destination).
Em 2021, Portugal conquistou mais de duas dezenas de prémios na edição europeia dos World Travel Awards.
Grande coisa… este navios além de serem poluentes, descarregam montes de turistas que só gastam meia dúzia de patacos com lembrancinhas.