O material mais negro da História foi apresentado em Wall Street

(dr) R. Capanna, A. Berlato, and A. Pinato

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) produziu um material 10 vezes mais negro do que qualquer material desenvolvido até hoje, uma vez que captura mais de 99,96% da luz.

O  material é feito de nanotubos de carbono alinhados verticalmente, ou CNT, filamentos microscópicos de carbono, como se fosse uma espécie de floresta repleta de pequenas árvores. A equipa “cultivou” estes materiais numa superfície de papel de alumínio com cloro.

Além de terem publicado as descobertas na revista ACS-Applied Materials and Interfaces,  a equipa exibiu o material, na forma de uma camada, como parte de uma nova exposição na Bolsa de Valores de Nova York na passada quinta-feira, intitulada “A redenção da vaidade”.

A obra de arte apresenta um diamante amarelo natural de 16,78 quilates, com um valor estimado de dois milhões de dólares, que a equipa revestiu com o novo material ultra negro. O efeito é simplesmente deslumbrante: a gema, normalmente com facetas brilhantes, aparece como um vazio plano e preto.

Segundo o The Sun, o material, além de ser uma bonita expressão artística, também pode ser útil em óculos óticos que reduzem o brilho indesejado ou para ajudar telescópios espaciais a detetar exoplanetas em órbita.

“O nosso material é 10 vezes mais preto do que qualquer coisa alguma vez desenvolvida, mas acho que o preto mais escuro é um alvo em constante movimento. Alguém encontrará um material mais preto e, eventualmente, entenderemos todos os mecanismos subjacentes e seremos capazes de obter o preto definitivo“, disse, em comunicado, Brian Wardle, professor de aeronáutica no MIT.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …

"Resposta à crise da pandemia tem que responder também à crise climática", diz BE

O Bloco de Esquerda (BE) defendeu esta sexta-feira que a resposta à crise pandémica também tem de ter soluções para a crise climática, considerando que a alternativa passa por criar emprego que responda às necessidades …