O maior dinossauro carnívoro conhecido sabia nadar

DR Davide Bonadonna / National Geographic

O espinossauro é o maior animal carnívoro conhecido. Alimentava-se de tubarões e peixes gigantes

O espinossauro é o maior animal carnívoro conhecido. Alimentava-se de tubarões e peixes gigantes

Um fóssil gigante descoberto no deserto do Sahara deu aos cientistas detalhes inéditos sobre o maior dinossauro carnívoro conhecido, o espinossauro.

Com 95 milhões de anos de idade, os restos confirmaram uma antiga teoria: o espinossauro sabia nadar.

Os cientistas afirmam que o animal tinha pés em forma de pás como um pato e narinas como as de crocodilo, o que os permitiam submergir com facilidade.

A investigação foi publicada na revista científica Science.

O principal autor do estudo, o paleontólogo Nizar Ibrahim, da Universidade de Chicago, diz que este era “um dinossauro realmente bizarro”.

“Tinha um pescoço longo, um tronco longo, uma cauda longa…e um focinho como um crocodilo.”

Além disso, o dinossauro tinha nas costas um triângulo, parecido com a vela de um barco, que chegava a dois metros de altura. O seu comprimento total podia chegar aos 15 metros, do nariz à cauda.

“Quando analisamos as proporções do corpo, vemos que o animal claramente não era tão ágil em terra como os outros dinossauros, pelo que acho que ele deveria passar muito bom tempo na água”, diz Ibrahim.

Outros animais da época, como o plesiossauro e o mosassauro, também viviam na água, mas são considerados répteis marinhos e não dinossauros, o que faz com que o espinossauro seja o único dinossauro semi-aquático conhecido.

DR Mike Hettwer / National Geographic

O fóssil de espinossauro foi encontrado nas areias do Sahara, no norte de África

O fóssil de espinossauro foi encontrado nas areias do Sahara, no norte de África

Restos encontrados, mas bombardeados

Os restos do Spinosaurus aegyptiacus foram encontrados há cerca de cem anos no Egipto e levados para um museu em Munique, na Alemanha.

No entanto, foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial, quando uma bomba atingiu o prédio.

Alguns desenhos do fóssil sobreviveram ao ataque, mas, desde então, apenas alguns fragmentos do espinossauro foram encontrados.

Agora, o novo fóssil encontrado no leste do Marrocos por um coleccionador particular tem dado aos cientistas uma visão mais detalhada do dinossauro.

“Pela primeira vez, podemos reunir as informações que temos dos desenhos do velho esqueleto, os fragmentos de ossos e, agora, este novo fóssil para reconstruir o espinossauro“, diz Ibrahim.

A equipa de cientistas acredita que o espinossauro era um animal temível.

Segundo os investigadores, com mais de quinze metros de comprimento, o espinossauro era provavelmente o maior de todos os dinossauros carnívoros, superando mesmo o Tiranossaurus rex.

DR Nizar Ibrahim / Universidade de Chicago

Diversas características  sugerem que o espinossauro era semi-aquático

Diversas características sugerem que o espinossauro era semi-aquático

Bizarro

Os investigadores já suspeitavam de que o gigante podia nadar, mas o novo fóssil oferece mais uma prova da sua existência semi-aquática.

“As proporções eram realmente bizarras. Os membros traseiros eram menores do que em outros dinossauros predadores, as garras das patas eram bastante grandes, e as patas tinham quase uma forma de pá”, descreve Ibrahim.

“Percebemos outras coisas depois. O focinho era muito semelhante ao dos crocodilos que se alimentam de peixes, com dentes em formatos de cones”, acrescenta.

“E mesmo os ossos parecem-se mais com os de animais aquáticos do que com o de outros dinossauros”.

O triângulo nas costas seria usado mais para atrair parceiros do que para auxiliar o espinossauro a nadar.

Segundo os cientistas, o espinossauro viveu num lugar descrito como “o rio de gigantes”, um curso de água que se estendia desde Marrocos até ao Egito.

espinossauro alimentava-se de tubarões gigantes e outros peixes do tamanho um carro, competindo com os outros seres de grande porte, como os crocodilos, por presas.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …