O INEM esqueceu-se do Hospital de São José

Estela Silva / Lusa

As críticas ao funcionamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) continuam e agora, porque numa simulação de acidente, o Hospital de São José, em Lisboa, ficou esquecido e horas à espera das pretensas vítimas, devido a uma falha durante o exercício.

O simulacro foi realizado no passado dia 24 de Maio, revela o Expresso, que salienta que o exercício “consistia no envio de meios para um acidente com várias vítimas de trauma no aeroporto de Lisboa”.

O objectivo era colocar os profissionais do INEM a actuarem no terreno, deslocando os supostos feridos para os Hospitais de Santa Maria, de São José e de São Francisco Xavier.

Mas no caso do São José, estava previsto que o hospital, em vez de figurantes a passar por feridos, recebesse apenas o alerta para accionar os procedimentos típicos para assistência às supostas vítimas.

Só que esse alerta não chegou, e os médicos do São José ficaram à espera durante várias horas. O exercício só prosseguiu no São José depois de os médicos do hospital terem ligado ao INEM, perante a demora e a falta de qualquer comunicação.

O INEM esqueceu-se da equipa do hospital no coração de Lisboa”, salienta o Expresso. A situação mereceu críticas dos profissionais da unidade hospitalar, junto dos quais reacendeu preocupações com o funcionamento do INEM.

“Em função das duas modalidades de participação, foi dada prioridade ao encaminhamento dos feridos reais, neste caso simulados, para os hospitais de Santa Maria e de São Francisco Xavier, tendo a informação que seria destinada ao Hospital de São José sido enviada, efectivamente, mais tarde do que o previsto“, aponta uma fonte do INEM.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Analisam o erro e aprendem a não o cometer em situação real. Na próxima época de fogos vai tudo correr bem, pois analisaram os erros e não acontecerão novamente. Depois vem o Pai Natal.

RESPONDER

Encontrada vida nas profundezas do manto de gelo da Antártida

As águas escuras de um lago nas profundezas do manto de gelo da Antártida e a algumas centenas de quilómetros do Polo Sul estão cheias de vida bacteriana. A descoberta tem implicações para a busca de …

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …