O INEM esqueceu-se do Hospital de São José

Estela Silva / Lusa

As críticas ao funcionamento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) continuam e agora, porque numa simulação de acidente, o Hospital de São José, em Lisboa, ficou esquecido e horas à espera das pretensas vítimas, devido a uma falha durante o exercício.

O simulacro foi realizado no passado dia 24 de Maio, revela o Expresso, que salienta que o exercício “consistia no envio de meios para um acidente com várias vítimas de trauma no aeroporto de Lisboa”.

O objectivo era colocar os profissionais do INEM a actuarem no terreno, deslocando os supostos feridos para os Hospitais de Santa Maria, de São José e de São Francisco Xavier.

Mas no caso do São José, estava previsto que o hospital, em vez de figurantes a passar por feridos, recebesse apenas o alerta para accionar os procedimentos típicos para assistência às supostas vítimas.

Só que esse alerta não chegou, e os médicos do São José ficaram à espera durante várias horas. O exercício só prosseguiu no São José depois de os médicos do hospital terem ligado ao INEM, perante a demora e a falta de qualquer comunicação.

O INEM esqueceu-se da equipa do hospital no coração de Lisboa”, salienta o Expresso. A situação mereceu críticas dos profissionais da unidade hospitalar, junto dos quais reacendeu preocupações com o funcionamento do INEM.

“Em função das duas modalidades de participação, foi dada prioridade ao encaminhamento dos feridos reais, neste caso simulados, para os hospitais de Santa Maria e de São Francisco Xavier, tendo a informação que seria destinada ao Hospital de São José sido enviada, efectivamente, mais tarde do que o previsto“, aponta uma fonte do INEM.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Analisam o erro e aprendem a não o cometer em situação real. Na próxima época de fogos vai tudo correr bem, pois analisaram os erros e não acontecerão novamente. Depois vem o Pai Natal.

RESPONDER

Tusk aceitou pedido de adiamento do Brexit (mas com uma condição)

O presidente do Conselho Europeu condicionou uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória. “À luz das …

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …