O fóssil de uma besta gigante poderá ter inspirado o mito dos ciclopes

ZAP // Dall-E-2

Os restos fossilizados de um animal pré-histórico, Deinotherium giganteum, podem ter inspirado a lenda do Ciclope na Grécia Antiga.

O Deinotherium giganteum, uma enorme criatura da mesma ordem dos elefantes modernos, viveu entre 20 e 2 milhões de anos atrás.

Segundo historiadores e paleontólogos, o seu crânio, com presas voltadas para baixo e uma grande abertura nasal, poderá ter sido confundido com a órbita ocular de um humanoide gigante e monocelha — semelhante aos ciclopes descritos na mitologia grega.

O termo “ciclope” tem origem na palavra grega para “olho redondo“, e essas criaturas míticas são frequentemente retratadas em textos antigos, incluindo a Odisseia de Homero.

Geralmente, são representadas como grandes humanoides com um só olho, com reputação de serem canibais — e muito perigosos. Apesar da falta de evidências da sua existência, explica o IFLS, especula-se que a descoberta de fósseis semelhantes aos Ciclopes possa ter alimentado essas lendas.

No seu livro “The First Fossil Hunters: Paleontology in Greek and Roman Times”, a histriadora e especialista em folclore clássico Adrienne Mayor sugere haver uma ligação de algumas descobertas fósseis às origens de certos mitos.

Durji / Wikipedia

Fóssil de Deinotherium giganteum no Paleontology Museum of Asenovgrad, Bulgaria

Thomas Strasser, arqueólogo da California State University, acrescenta que os antigos gregos, sendo principalmente agricultores, teriam encontrado estes ossos fósseis e, sem entender os modernos conceitos de evolução, poderiam tê-los reconstruído na suas mentes como gigantes ou monstros.

A ilha de Creta, conhecida pela sua rica mitologia e famosas lendas, é um local significativo para a descoberta de fósseis de Deinotherium giganteum.

Um espécime quase completo encontrado em Creta em 2014 apoia a teoria de que o crânio incomum deste animal pode ter sido interpretado erradamente como uma órbita ocular gigante por observadores antigos.

Além disso, as lendas de criaturas como ciclopes ou híbridos humano-animais têm frequentemente origem em animais com defeitos de nascimento.

A criptozoologia, que estuda espécies animais hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas e que já nos ajudou a perceber que os gigantes nunca poderiam ter existido,  pode ter explicado mais uma lenda.

Resta então saber saber o que são o Monstro do Lago Ness e o mítico Abominável Homem das Neves — também conhecido como Bigfoot ou Sasquatch.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.