O Evereste é a montanha mais alta do mundo? Depende da perspetiva

O Evereste é mesmo a montanha mais alta do mundo? Depende de como se mede a sua altura, dizem os especialistas.

O Monte Evereste, localizado na subcordilheira Mahalangur Himal dos Himalaias, é, sem sombra de dúvidas, a montanha mais famosa da Terra. Ao longo do tempo já foi medidas várias vezes, sendo que a última medição, em novembro deste ano, a coloca a 8848,86 metros acima do nível do mar.

Claro que esta é uma altura bastante impressionante, mas levanta uma questão: por que razão usamos “acima do nível do mar” quando estamos a tentar determinar o pico mais alto do mundo?

“Para ter comparabilidade nas medições, é necessário ter uma linha de base consistente”, começou por explicar ao site Live Science Martin Price, fundador do Centro de Estudos de Montanhas da Universidade de Highlands and Islands, na Escócia.

“Historicamente, e mesmo agora, a elevação é geralmente dada como a altura acima do nível médio do mar. No entanto, isso tem que ser em referência com um padrão do nível do mar, que deve ser definido. Os níveis do mar são diferentes em várias partes do mundo e estão a mudar devido às alterações climáticas”, considerou.

Como resultado, “a elevação agora é medida em relação ao matematicamente definido geoide da Terra [a camada terrestre acima do plano horizontal à superfície média dos mares]”, acrescentou.

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos, o geoide é “um modelo do nível médio do mar global que é usado para medir elevações superficiais precisas.”

Essa média é usada para determinar a altura das montanhas, um processo que às vezes exige que um avião voe “para frente e para trás sobre uma montanha numa série de linhas paralelas para medir o quanto a gravidade puxa para baixo o seu pico”, de acordo com o GIM International. Essas medições, em conjunto com as leituras GPS, dão leituras de elevação incrivelmente precisas.

Então e se as medições fossem simplesmente feitas da base ao pico? O Evereste ainda seria a montanha mais alta do mundo? De acordo com o mesmo site, a resposta é um categórico não.

Esse título iria sim para Mauna Kea, um vulcão inativo no Havai. Embora o seu pico esteja a 4205 metros acima do nível do mar (menos de metade da altura do Everest), a maior parte dele está escondida abaixo do nível do mar. Ou seja, quando medido da base ao pico, este vulcão tem 10.211 metros de altura, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.

Então, questiona-se o Live Science: Devíamos considerar o Mauna Kea como a montanha mais alta da Terra? “Tudo depende da perspetiva”, segundo Price.

“Se não houvesse oceanos no nosso planeta, não haveria debate. Podíamos fazer comparações com as montanhas mais altas de outros corpos no Sistema Solar, que não têm oceanos”, considerou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.