O estranho fenómeno das raparigas que passam a ser rapazes na puberdade

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O estranho fenómeno, que acontece numa vila no sul da República Dominicana, transforma as raparigas em rapazes durante a puberdade.

Chamados de “guevedoces”, o que se traduz por “pénis aos doze”, estes são casos de jovens que sofrem de uma anomalia genética bastante rara, pode ler-se na BBC.

Provenientes de uma vila, no sul da República Dominicana, estas crianças nascem como raparigas e aparentam ter um sistema reprodutor feminino mas, assim que atingem a puberdade, desenvolvem um pénis e testículos.

Johnny, que antes era conhecido como Felicita, é um desses estranhos casos que, quando oficialmente se tornou um rapaz, sofreu bastante com a mudança.

“Nunca gostei de me vestir como uma menina e, quando me davam brinquedos para rapariga, eu nem brincava. Quando via um grupo de meninos, ia jogar à bola com eles.”, recorda.

Na escola, já depois da mudança, as outras crianças chegaram a insultá-lo e a dizer que Johnny “era o diabo”.

Carla, com apenas sete anos, está prestes a tornar-se Carlos porque a mãe quer antecipar a mudança.

“Os músculos e o peitoral dela começaram a crescer. Percebe-se que vai ser um menino. Eu amo-a e não importa como ela é. Menina ou menino, não existe diferença”, diz a mãe.

Uma das primeiras pessoas a estudar esta condição foi Julianne Imperato-McGinley, do Cornell Medical College, em Nova Iorque.

Nos anos setenta, a investigadora partiu para a vila, na qual fez diversas pesquisas com vários “guevedoces”, incluindo biópsias dolorosas, para tentar perceber a causa deste mistério.

A explicação do mistério

Quando um ser humano é concebido, normalmente possui um par de cromossomas X se for menina ou um par de cromossomas XY se for menino.

Cerca de oito semanas após a conceção, as hormonas sexuais começam a aparecer. Se for do sexo masculino, o cromossoma Y indica o desenvolvimento de testículos e envia testosterona para uma estrutura chamada tubérculo, no qual é convertida numa hormona mais potente chamada dihidrotestosterona. É esta substância que transforma o tubérculo num pénis. Se for do sexo feminino, e como não se produz dihidrotestosterona, o tubérculo torna-se um clitóris.

Neste estranho caso, Imperato-McGinley descobriu que o problema se deve à deficiência de uma enzima chamada 5-alfarredutase que, normalmente, converte a testosterona em dihidrotestosterona.

Desta forma, os meninos, apesar de terem cromossomas XY, parecem meninas quando nascem. Quando chegam à puberdade, produzem novamente uma grande quantidade de testosterona, o que provoca o desenvolvimento do órgão masculino, dos músculos e até de uma voz mais grossa.

A pesquisa da investigadora mostrou que, na maioria dos casos, os novos órgãos masculinos funcionam bem e que os “guevedoces” passam a viver como seres do sexo masculino. Outros, no entanto, fazem uma cirurgia e continuam a ser mulheres.

Outra descoberta de Imperato-McGinley foi que os “guevedoces” tinham a tendência a ter próstatas pequenas.

Esta observação, aproveitada por Roy Vagelos da farmacêutica Merck, deu início a uma pesquisa que levou ao desenvolvimento daquele que se tornou um dos medicamentos mais vendidos do mercado, finasterida, prescrito para tratar o aumento da próstata, um problema enfrentado por muitos homens à medida que envelhecem. Também é usado para tratar a calvície masculina.

Uma última observação da investigadora foi que os “guevedoces”, apesar de serem criados como meninas, na sua maioria demonstraram preferências heterossexuais, concluindo assim que as hormonas no útero tem um papel ainda mais decisivo sobre a orientação sexual do que o tipo de educação que se recebe.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cristiano Ronaldo é o único português nomeado para os prémios "The Best"

O avançado da Juventus é o único português nomeado para os prémios "The Best", inserido na lista de 11 candidatos na categoria de melhor futebolista de 2020, divulgada hoje pela FIFA. Cristiano Ronaldo reparte a nomeação …

Máscaras descartáveis são de plástico e ameaçam flagelo ambiental. Governo lança campanha de sensibilização

Em plena Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática lançou a campanha “Não Deixes Cair a Máscara”. Por mês, são usadas no país 150 milhões de máscaras. De acordo …

Football Leaks. Julgamento suspenso por 14 dias devido a caso de covid-19

O julgamento do processo Football Leaks foi suspenso por 14 dias, esta quarta-feira, devido à confirmação de um teste com resultado positivo ao novo coronavírus de um familiar de um dos juízes do coletivo. Cerca de …

Morreu El Pibe, Diego Armando Maradona

O antigo internacional argentino Diego Armando Maradona morreu esta quarta-feira aos 60 anos de idade. Foi vítima de uma paragem cardiorrespiratória, avança a imprensa argentina. O estado de saúde do ex-futebolista estava debilitado e, segundo relatos do …

Empresas deixam de estar obrigadas a pôr o código QR nas faturas

A obrigatoriedade de as empresas incorporarem nas faturas o código QR e o código único de documento “traria custos adicionais para as micro pequenas e médias empresas, particularmente na adaptação de sistemas informáticos”. A obrigatoriedade de as …

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …