O estranho fenómeno das raparigas que passam a ser rapazes na puberdade

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O estranho fenómeno, que acontece numa vila no sul da República Dominicana, transforma as raparigas em rapazes durante a puberdade.

Chamados de “guevedoces”, o que se traduz por “pénis aos doze”, estes são casos de jovens que sofrem de uma anomalia genética bastante rara, pode ler-se na BBC.

Provenientes de uma vila, no sul da República Dominicana, estas crianças nascem como raparigas e aparentam ter um sistema reprodutor feminino mas, assim que atingem a puberdade, desenvolvem um pénis e testículos.

Johnny, que antes era conhecido como Felicita, é um desses estranhos casos que, quando oficialmente se tornou um rapaz, sofreu bastante com a mudança.

“Nunca gostei de me vestir como uma menina e, quando me davam brinquedos para rapariga, eu nem brincava. Quando via um grupo de meninos, ia jogar à bola com eles.”, recorda.

Na escola, já depois da mudança, as outras crianças chegaram a insultá-lo e a dizer que Johnny “era o diabo”.

Carla, com apenas sete anos, está prestes a tornar-se Carlos porque a mãe quer antecipar a mudança.

“Os músculos e o peitoral dela começaram a crescer. Percebe-se que vai ser um menino. Eu amo-a e não importa como ela é. Menina ou menino, não existe diferença”, diz a mãe.

Uma das primeiras pessoas a estudar esta condição foi Julianne Imperato-McGinley, do Cornell Medical College, em Nova Iorque.

Nos anos setenta, a investigadora partiu para a vila, na qual fez diversas pesquisas com vários “guevedoces”, incluindo biópsias dolorosas, para tentar perceber a causa deste mistério.

A explicação do mistério

Quando um ser humano é concebido, normalmente possui um par de cromossomas X se for menina ou um par de cromossomas XY se for menino.

Cerca de oito semanas após a conceção, as hormonas sexuais começam a aparecer. Se for do sexo masculino, o cromossoma Y indica o desenvolvimento de testículos e envia testosterona para uma estrutura chamada tubérculo, no qual é convertida numa hormona mais potente chamada dihidrotestosterona. É esta substância que transforma o tubérculo num pénis. Se for do sexo feminino, e como não se produz dihidrotestosterona, o tubérculo torna-se um clitóris.

Neste estranho caso, Imperato-McGinley descobriu que o problema se deve à deficiência de uma enzima chamada 5-alfarredutase que, normalmente, converte a testosterona em dihidrotestosterona.

Desta forma, os meninos, apesar de terem cromossomas XY, parecem meninas quando nascem. Quando chegam à puberdade, produzem novamente uma grande quantidade de testosterona, o que provoca o desenvolvimento do órgão masculino, dos músculos e até de uma voz mais grossa.

A pesquisa da investigadora mostrou que, na maioria dos casos, os novos órgãos masculinos funcionam bem e que os “guevedoces” passam a viver como seres do sexo masculino. Outros, no entanto, fazem uma cirurgia e continuam a ser mulheres.

Outra descoberta de Imperato-McGinley foi que os “guevedoces” tinham a tendência a ter próstatas pequenas.

Esta observação, aproveitada por Roy Vagelos da farmacêutica Merck, deu início a uma pesquisa que levou ao desenvolvimento daquele que se tornou um dos medicamentos mais vendidos do mercado, finasterida, prescrito para tratar o aumento da próstata, um problema enfrentado por muitos homens à medida que envelhecem. Também é usado para tratar a calvície masculina.

Uma última observação da investigadora foi que os “guevedoces”, apesar de serem criados como meninas, na sua maioria demonstraram preferências heterossexuais, concluindo assim que as hormonas no útero tem um papel ainda mais decisivo sobre a orientação sexual do que o tipo de educação que se recebe.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …