O Cirque du Soleil está à venda

O fundador do Cirque du Soleil colocou o grupo de circo contemporâneo à venda. Até à próxima semana, os interessados podem apresentar as suas propostas.

O canadiano Guy Laliberté, um dos fundadores do Cirque du Soleil que detém 90% do capital do grupo, espera ficar apenas com 10% do controlo, adianta o jornal canadiano The Globe and Mail. Este ex-artista de rua, que agora é milionário, não abdicará, contudo, da totalidade das acções, de acordo com a mesma publicação.

Dois fundos de investimento imobiliário do Dubai detêm os outros 10% do capital do Cirque du Soleil.

O director de relações públicos do circo contemporâneo, Renée-Claude Ménard, adiantou entretanto à CBC News que o objectivo é encontrar “um parceiro estratégico“.

A companhia de circo fundada em 1984 está avaliada em 1,8 mil milhões de euros, de acordo com o The Globe and Mail.

O grupo tem actualmente cerca de 4 mil funcionários em todo o mundo, 1.600 dos quais estão em Montreal, no Canadá, onde se situa a sede do Cirque du Soleil.

Nos últimos anos, a companhia teve alguns problemas de liquidez e, em 2012, foi mesmo obrigada a fazer despedimentos.

A estratégia dos donos tem sido diversificar o domínio de actuação e, nesse sentido, assinaram recentemente uma parceria com a norte-americana 20th Century Fox com vista à produção de séries televisivas com o Cirque du Soleil como mote.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.