O Cirque du Soleil está à venda

O fundador do Cirque du Soleil colocou o grupo de circo contemporâneo à venda. Até à próxima semana, os interessados podem apresentar as suas propostas.

O canadiano Guy Laliberté, um dos fundadores do Cirque du Soleil que detém 90% do capital do grupo, espera ficar apenas com 10% do controlo, adianta o jornal canadiano The Globe and Mail. Este ex-artista de rua, que agora é milionário, não abdicará, contudo, da totalidade das acções, de acordo com a mesma publicação.

Dois fundos de investimento imobiliário do Dubai detêm os outros 10% do capital do Cirque du Soleil.

O director de relações públicos do circo contemporâneo, Renée-Claude Ménard, adiantou entretanto à CBC News que o objectivo é encontrar “um parceiro estratégico“.

A companhia de circo fundada em 1984 está avaliada em 1,8 mil milhões de euros, de acordo com o The Globe and Mail.

O grupo tem actualmente cerca de 4 mil funcionários em todo o mundo, 1.600 dos quais estão em Montreal, no Canadá, onde se situa a sede do Cirque du Soleil.

Nos últimos anos, a companhia teve alguns problemas de liquidez e, em 2012, foi mesmo obrigada a fazer despedimentos.

A estratégia dos donos tem sido diversificar o domínio de actuação e, nesse sentido, assinaram recentemente uma parceria com a norte-americana 20th Century Fox com vista à produção de séries televisivas com o Cirque du Soleil como mote.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

“Os Maias” vão deixar de ser de leitura obrigatória no Secundário

Já a partir de setembro, os "Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires", obras de Eça de Queirós, deixam de ser leituras obrigatórias no Ensino Secundário. Agora, cabe aos alunos em conjunto com os seus …

23 ex-gestores do BPN recebem carros topo de gama do Estado

A Parvalorem atribuiu a um grupo de altos quadros da empresa, ex-responsáveis do antigo BPN, 23 "viaturas familiares" topo de gama e várias regalias associadas como o pagamento do combustível até 300 euros por mês. O …

Preços praticados pela Airbnb não cumprem lei europeia

A plataforma Airbnb tem até ao final do mês de agosto para explicar os preços que pratica, dado que violam a legislação da União Europeia. A plataforma online de reserva de alojamento tem agora até ao …

Sarcófago negro encontrado no Egito pode pertencer a Alexandre, o Grande

O maior sarcófago já descoberto na cidade de Alexandria, no Egito, vai ser aberto nos próximos dias, depois de permanecer totalmente intacto mais de dois milénios. Os especialistas têm esperanças que o artefacto negro encontrado …

Vagas no Superior com aumento residual em ano de cortes em Lisboa e Porto

O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior volta a registar um aumento de vagas, pelo terceiro ano consecutivo, ainda que residual e em ano de corte de vagas em Lisboa e Porto, por determinação …

A primavera chegou a Marte. E com ela, as misteriosas "aranhas marcianas"

A NASA publicou fotografias de um fenómeno peculiar avistado na superfície de Marte, que se assemelha com "aranhas". As imagens foram capturas na semana passada pela câmara HiRISE, instalada a bordo da nave espacial Mars …

As pessoas estão a ficar doentes após comerem salada do McDonald's

Mais de 100 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo protozoário Cyclospora cayetanensis depois de comerem a salada do McDonald's, nos Estados Unidos. Mesmo que seja com a melhor das intenções, pedir uma salada no McDonald's pode …

Descobertas 12 novas luas em torno de Júpiter

Cientistas nos Estados Unidos descobriram mais 12 luas em torno do planeta Júpiter, conjeturando que as suas órbitas opostas resultam de colisões entre outros corpos celestes maiores. Com a descoberta das luas, que foram vistas pela …

Há 3.500 anos, os egípcios já faziam cosméticos

Cientistas sintetizaram tintas e cosméticos com cerca de 3.500 anos, uma descoberta feita graças ao facto de a equipa ter desenvolvido uma nova técnica de datação de compostos carbonatados inorgânicos. Uma equipa de cientistas internacional sintetizou …

Encontrados restos de pão de há 14.400 anos na Jordânia

Um grupo de investigadores encontrou vestígios de pão, feito por caçadores-recoletores que viveram há 14.400 anos, quatro milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Esta é a mais antiga prova da existência de pão …