O cão é um lobo europeu domesticado há 20 mil anos

Doug Smith / NPS

foto: Doug Smith / NPS

foto: Doug Smith / NPS

O cão descende do lobo domesticado na Europa há cerca de 20 mil anos, conclui um estudo divulgado na revista Science, que afasta a teoria de que os primeiros cães apareceram no Médio Oriente ou na Ásia.

«A origem dos cães modernos está no continente europeu, não no Médio Oriente ou no leste asiático, e ela remonta a cerca de 20 mil anos», sustentou um dos autores do estudo, Robert Wayne, professor de biologia evolutiva na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O investigador adiantou que os antigos lobos, na Europa, «tinham uma ligação de parentesco com os cães, o que permite fazer corresponder a evolução genética destes animais com a história arqueológica».

Robert Wayne assinalou, citado pela agência AFP, que «a Europa é o local onde foram encontrados, até à data, os vestígios de cães mais antigos».

Segundo o estudo, nenhum vestígio canino com mais de 13 mil anos foi descoberto no Médio Oriente ou na Ásia.

Os cientistas analisaram o ADN mitocondrial (informação genética transmitida pelas fêmeas) detetado nas ossadas de dez lobos e oito cães antigos, a maior parte originários da Europa. Todos os animais viveram há vários milhares de anos, sendo que dois, há mais de 30 mil anos.

Posteriormente, os investigadores compararam os antigos ADN com o dos genomas (conjunto de genes) de 77 cães domésticos, 49 lobos e quatro coiotes modernos, e determinaram que os cães de agora apresentavam semelhanças genéticas com os lobos antigos ou com os cães oriundos da Europa, mas não com nenhum dos lobos contemporâneos.

No final, a equipa concluiu que os cães descendiam de antigos lobos da Europa, que hoje estão extintos.

Robert Wayne, um dos membros da equipa, adiantou que a domesticação do lobo, o maior carnívoro alguma vez domesticado pelo Homem, provavelmente ocorreu nos grupos de caçadores-recoletores, e não no seio das comunidades sedentárias que se desenvolveram com o progresso da agricultura, há cerca de dez mil anos.

Os lobos passaram a seguir os grupos de caçadores e a alimentar-se das «carcaças» de animais. Com o tempo, aproximaram-se dos humanos para «acabar por evoluir em conjunto com estes», dando origem aos cães, sustenta o estudo.

A investigação publicada na Science não vai terminar com a controvérsia científica sobre a origem dos cães, de acordo com os seus autores.

«Não é o fim do debate sobre a domesticação do cão, mas temos, doravante, um argumento persuasivo a opor às outras hipóteses sobre a origem da raça canina», advogou, contudo, Robert Wayne.

A equipa pretende detalhar as conclusões a que chegou com uma análise mais completa de ADN, neste caso do núcleo das células, uma tarefa, porém, difícil, uma vez que o ADN nuclear tende a degradar-se com o tempo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …