O autor da Marcha Imperial nunca viu nenhum filme completo de Star Wars

cdevers / Flickr

O maestro e compositor John Williams, autor de quase toda a banda sonora de Star Wars – e de muitos outros sucessos do cinema

John Williams, autor do icónico tema da saga Star Wars – e da banda sonora de todos os filmes, à exceção do spin-off Rogue One – admitiu ao The Mirror que nunca viu nenhuma das longas-metragens.

Eu não tenho nenhum impulso de ir ver o filme ao cinema – talvez algumas pessoas achem isso estranho – e mesmo ouvir gravações das minhas músicas é muito raro“, explica o músico. “Quando acabo um filme já estive tanto tempo com ele, a dobrá-lo, a gravar músicas para ele, que quando saio do estúdio só penso ‘está acabado!’“,  acrescenta.

O período de composição das bandas sonoras é longo e, normalmente, acompanhado por projeções das várias cenas do filme em ecrãs colocados no estúdio de gravação.

Eu passo isso à frente. Realmente nunca olhei para nenhum dos filmes de Star Wars, é absolutamente verdade“, atira o artista. O que, na prática, significa apenas que nunca viu os filmes já na sua versão final, embora tenha convivido com a história e as várias cenas no processo de gravação dos temas oficiais.

John Williams admite, no entanto, não “estar particularmente orgulhoso disso“. “Mas faz parte. Acabei agora a banda sonora de Star Wars e já estou a trabalhar no novo filme do Spielberg, por isso não quero ouvir música ou ver filmes“, completa.

O compositor, agora com 83 anos, é bastante crítico do seu trabalho, referindo que a maioria das sinfonias que compôs para a saga “não são muito memoráveis“, embora reconheça que “é possivelmente a música mais popular” que já fez.

A sua música regressa à saga já daqui a um ano, quando for lançado o Episódio VIII de Star Wars.

Williams já foi nomeado 50 vezes para os Óscares, tendo conseguido vencer em cinco ocasiões. Recebeu ainda quatro Globos de Ouro e 22 Grammys.

Além do trabalho na sequela de ficção científica, foi responsável pela composição dos temas originais da saga Harry Potter e dos filmes Superman, E.T., Indiana Jones e Lincoln, entre outros.

PARTILHAR

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …