NASA identifica nuvens estranhas (e coloridas) em Marte

NASA / JPL-Caltech / MSSS

Em Marte, as nuvens são normalmente encontradas no equador na época mais fria do ano, quando o planeta está mais distante do Sol. Mas os cientistas notaram nuvens estranhas e coloridas a formar-se sobre o rover Curiosity, da NASA, mais cedo do que o previsto.

A atmosfera marciana é muito fina e composta por 96% de dióxido de carbono, o que torna a formação de nuvens espessas impossível. Em Marte, estas “almofadas do céu” são leves e a sua formação ocorre, muito provavelmente, devido à poeira formada quando os detritos espaciais atingem a sua atmosfera.

Recentemente, uma imagem enviada pelo rover Curiosity, da NASA, surpreendeu os cientistas ao revelar uma série de nuvens estranhas e coloridas no céu do Planeta Vermelho, escreve o Tech Explorist.



A imagem é uma combinação de 21 fotografias que a sonda tirou recentemente para estudar um tipo estranho de nuvem fina sobre a cratera Gale. Há dois anos terrestres, os cientistas perceberam que este tipo de nuvem estava a formar-se no início do ano marciano, antes do previsto.

As nuvens apareceram no final do mês de janeiro, altura em que o rover começou a documentar as nuvens ricas em gelo, que espalham a luz do Sol em exibições muitas vezes coloridas.

A equipa de cientistas da agência espacial norte-americana descobriu que estas nuvens, que chegam mais cedo do que o previsto, estão, na verdade, em altitudes mais altas do que o normal. Isto significa que, provavelmente, são feitas de dióxido de carbono congelado ou gelo seco.

Com as câmaras de navegação a preto e branco do Curiosity, os cientistas podem ver facilmente as estruturas finas e onduladas destas nuvens. Mas são as imagens coloridas da Mast Camera do rover que brilham, literalmente.

As fotografias foram captadas logo após o pôr do Sol. Os cristais de gelo captaram a luz fraca, fazendo com que parecessem brilhar, em comparação com um céu que escurece.

Estas nuvens crepusculares, também conhecidas como nuvens “noctilucentes” (latim para “brilho noturno”), ficam mais brilhantes à medida que se enchem de cristais e escurecem assim que a posição do Sol no céu cai abaixo da sua altitude. Esta é apenas uma pista útil que os cientistas usam para determinar a que altura estão.

“Fico sempre maravilhado com as cores que aparecem: vermelhos, verdes, azuis e roxos“, disse Mark Lemmon, cientista atmosférico do Instituto de Ciências Espaciais do Colorado, num comunicado da NASA. “É muito surpreendente ver algo a brilhar com muitas cores em Marte.”

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …