Nuvem tóxica provocou vómitos a banhistas numa praia do Canal da Mancha (e já se sabe de onde veio)

Uma nuvem tóxica provocou vómitos e ardor nos olhos e pele a quase uma dúzia de pessoas que estavam numa praia de Worthing, em Inglaterra, no fim de semana.

A Agência Marítima e de Guarda Costeira já está a investigar o incidente, durante o qual várias pessoas tiveram de ser evacuadas do resort à beira-mar na zona este de Sussex, e coloca a hipótese da origem ser um gás venenoso, libertado por dezenas de navios de carga e de munições, afundados no Canal da Mancha durante a I Guerra Mundial.

Segundo as autoridades britânicas, duas pessoas foram encaminhadas para o hospital, na sequência de um “incidente com materiais perigosos” na orla marítima, durante o qual “um pequeno número de pessoas” relatou sentir ardor nos olhos, na pele, e vómitos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, as duas pessoas receberam alta mais tarde, mas foram aconselhadas a ir para casa, lavar a roupa e tomar um duche. As orientações dos bombeiros para os residentes também foram de que fechassem as janelas e portas e que não arriscassem andar na rua.

Tim Loughton, membro do parlamento de East Worthing e Shoreham, escreveu no Twitter que a investigação foi em resposta a relatos de “banhistas afetados por algum tipo de químico que provocou uma irritação”, mas não adiantou informações sobre a possível origem do químico.

Um funcionário do Coast Cafe, um estabelecimento na praia onde ocorreu o incidente, disse que os clientes estavam calmos e que “algumas pessoas estavam a queixar-se de comichão nos olhos“.

Durante a guerra, alguns produtos químicos foram selados em contentores e despejados no mar no final do conflito. Agora, teme-se que estas “bombas-relógio enferrujadas” se tenham deteriorado, causando uma “bolha” de gases tóxicos até a superfície e, em seguida, à deriva ao longo da superfície do mar e para a costa.

Em 2017 ocorreu um incidente semelhante, em Birling Gap, no qual cerca de 50 pessoas sofreram de ardor nos olhos, dores de garganta e vómitos – sintomas semelhantes aos da inalação de gás venenoso.

Após esse incidente, a Agência Marítima e de Guarda Costeira disse que a causa mais provável era um naufrágio, perda de carga ou um navio em trânsito. Mas, tal como no incidente de ontem, a neblina tóxica de 2017 ocorreu depois de um período de tempestade, ventos fortes e mares agitados, que poderiam ter causado a rutura de contentores no fundo do mar.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Novas imagens mostram momento em que treinador do Belenenses se queixa de soco de Conceição

Novas imagens mostram o treinador do Belenenses a queixar-se de uma eventual agressão de Sérgio Conceição. O treinador portista arrisca uma suspensão de nove meses. Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro …

Forças Armadas perderam 1220 militares. Cem foram para supermercados

Entre janeiro e setembro, as Forças Armadas perderam 1220 militares. Por dia, conta a TSF que avança os números esta quarta-feira, têm abandonado a carreira uma média de quatro a cinco militares desde o início …

Apesar do apuramento na Champions, Nápoles demite Carlo Ancelotti

O Nápoles anunciou ter demitido, esta terça-feira, o treinador italiano Carlo Ancelotti, apesar deste ter qualificado o clube para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. "O Nápoles decidiu retirar o cargo de treinador da primeira equipa …

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …