//

Nuvem de dióxido de enxofre do vulcão de La Palma chega à Península Ibérica

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que uma nuvem de dióxido de enxofre, proveniente do vulcão Cumbre Vieja, em ilha La Palma, nas Canárias, atingiu a Península Ibérica.

A informação foi avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nesta quarta-feira, com base nas previsões do modelo do Serviço de Monitorização Atmosférica do programa Copernicus, que indicam que “uma intrusão de dióxido de enxofre (SO2) com origem na erupção do vulcão Cumbre Vieja estará a progredir sobre a Península Ibérica”.

De acordo com o IPMA, a intrusão de dióxido de enxofre “estará a ocorrer sobretudo acima dos 3000 metros de altitude, não afetando por isso as concentrações deste gás à superfície”.

O comunicado refere ainda que se prevê que este episódio se prolongue até pelo menos sexta-feira, dia 15 de outubro. Neste sentido, o IPMA assegura que está a acompanhar “de perto a evolução da situação”.

https://twitter.com/euronewses/status/1448212514223841281

Atualmente, há pelo menos 595 hectares de área da ilha de La Palma que já foram afetados pelo fluxo de lava expelida pelo vulcão Cumbre Vieja, que aumentou após o flanco norte ter desabado no sábado, proporcionando maior fluidez no escoamento.

Enquanto um dos fluxos de lava avança em direção ao mar, na segunda-feira o outro provocou a combustão de hidrocarbonetos ao passar por uma fábrica de cimento, o que obrigou ao confinamento de cerca de 3500 pessoas.

Ao longo do dia de ontem, surgiram novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas casas.

Esta foi é a última evacuação ordenada pelas autoridades desde a erupção do vulcão La Palma, a 19 de setembro, elevando assim o número total de desalojados para cerca de 6.800.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.