Avanço da lava em La Palma obriga cerca de 800 pessoas a abandonar as casas. Há agora perto de sete mil desalojados

A lava proveniente do vulcão Cumbre Vieja continua a consumir a ilha de La Palma, nas Canárias. Ao fim de 23 dias, surgem novas correntes que obrigaram cerca de 800 habitantes a abandonar as suas casas.

O avanço da lava em La Palma para uma zona industrial, onde se encontravam fábricas e cimenteiras, gerou gases tóxicos que obrigaram o Plano de Emergência Vulcânica das Canárias (Pevolca), o comité de crise responsável por monitorizar a erupção, a impor novos confinamentos na ilha pela terceira vez.

Atualmente, o confinamento abrange uma área que inclui várias cidades dos municípios de El Paso e Los Llanos de Aridane, onde vivem entre 2500 e 3000 pessoas, segundo revelou o porta-voz do comité, Miguel Ángel Morcuende, citado pelo jornal espanhol El País.

Contudo, as autoridades estão agora preocupadas com uma outra corrente que se encontra a escassas centenas de metros do oceano, o que poderá vir a gerar uma ameaça idêntica.

Quase 600 hectares e cerca de 700 construções foram já arrasadas e, como tal, cerca de 800 pessoas viram-se obrigadas a abandonar os seus lares.

Esta é a última evacuação ordenada pelas autoridades desde a erupção do vulcão La Palma, a 19 de setembro, elevando assim o número total de desalojados para cerca de 6.800.

“Fizemos uma evacuação preventiva e com tempo suficiente para poder retirar tudo o que era necessário”, explicou Morcuende, citado pelo El País.

Perante este cenário, as autoridades multiplicam as medições de dióxido de enxofre que, até agora, não ultrapassaram os limites estabelecidos. Os vulcanólogos confirmam a existência de várias bolsas de magma diferentes na origem da erupção.

O vulcão Cumbre Vieja da ilha La Palma nas Canárias entrou em erupção no dia 19 de setembro, e quase um mês depois não dá sinais querer arrefecer, tendo causado uma derrocada na parte norte do seu cone, fazendo a lava espalhar-se em diferentes direções.

No último domingo, dia 10 de outubro, foram detetados 21 movimentos sísmicos, sendo o mais forte classificado com 3.8 na escala de Richter.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …