Nuno Artur Silva vende Produções Fictícias para ir para o Governo

Nuno Artur Silva / Facebook

Nuno Artur Silva, director-geral das Produções Fictícias

Nuno Artur Silva é uma das grandes novidades do novo Governo, como novo secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media. Uma pasta inédita que vai levar o ex-administrador da RTP a vender a sua participação nas Produções Fictícias e no Canal Q.

A garantia de que vai prescindir das suas acções na produtora e no canal de televisão de cabo foi feita pelo próprio Nuno Artur Silva em declarações ao Público.

“No momento em que tomar posse como secretário de Estado, já não serei accionista da Produções Fictícias e consequentemente do Canal Q”, assegurou Nuno Artur Silva àquele jornal.

A sua participação na produtora que fundou já tinha gerado polémica quando Nuno Artur Silva se tornou administrador da RTP, cargo que desempenhou entre Janeiro de 2015 e Janeiro de 2018. Acabou por abandonar a administração do canal público após pressão da Comissão de Trabalhadores e do Conselho Geral Independente da RTP, sob a acusação de conflito de interesses.

Para entrar no novo Governo de António Costa, Nuno Artur Silva vê-se obrigado a prescindir da participação nas Produções Fictícias para não violar a Lei das Incompatibilidades.

Nunca antes o Cinema e os Media tinham tido uma Secretaria de Estado própria em Governos anteriores. A pasta que será tutelada por Nuno Artur Silva fica na dependência da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Na prática, Nuno Artur Silva volta a ter os destinos da RTP nas mãos, passando a tutelar o sector dos media.

Antes do anúncio de que seria Secretário de Estado no novo Executivo, Nuno Artur Silva manifestou num artigo de opinião no Diário de Notícias, ser contra o negócio de compra da Media Capital por parte da Cofina, antevendo que será “a maior ameaça à democracia portuguesa” dos próximos anos.

O processo negocial não passa directamente pelo Governo, mas será curioso aferir se Nuno Artur Silva pensa o mesmo agora que é Secretário de Estado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …