É hoje! 22 curiosidades e números sobre o Mundial 2022

Rolex Dela Pena/EPA

Várias estreias no Qatar, Portugal entre as selecções mais valiosas e um Bola de Ouro que não rima com Mundiais.

Pronto, é hoje que começa. Um Mundial de futebol que começa a 20 de Novembro (sim, estranho) arranca na tarde deste domingo, com o Qatar-Equador. No dia da inauguração, deixamos aqui algumas estatísticas e curiosidades sobre o Mundial 2022.

1. O Mundial vai disputar-se no Qatar pela primeira vez. É o país mais pequeno de sempre (de longe) a receber o torneio.

2. O Qatar é o primeiro país a organizar um Mundial de futebol sem nunca se ter qualificado para qualquer edição anterior – esquecendo as primeiras edições, claro, em que não havia oportunidade para isso. E será a única selecção estreante nesta edição.

3. Primeiro Mundial realizado no Outono (e não no Inverno, como se tem dito). Até aqui, todas as competições se tinham disputado entre Maio e Julho.

4. Os estádios são todos muito próximos uns dos outros, menos de 70 quilómetros de distância. Só no primeiro Mundial, em 1930, houve uma distância menor – mas na altura só jogaram 13 selecções.

5. Muitos jogos vão começar às 22 horas locais.

6. Sete selecções que estiveram no Mundial 2018 não estarão neste Mundial: Rússia, Suécia, Islândia, Colômbia, Peru, Egipto e Panamá.

7. De todas as selecções apuradas, a mais fraca na tabela FIFA é a primeira adversária de Portugal: Gana, 61.º lugar.

8. Quase todos os antigos campeões mundiais estão no Qatar. Só falta a Itália, que voltou a falhar – a Itália é também a selecção mais bem posicionada na tabela FIFA (6.ª) a não marcar presença.

9. Noutros tempos, o Grupo B seria um grupo complicado, em termos político-militares: Inglaterra contra País de Gales, Inglaterra contra EUA… E o último jogo será Irão-EUA.

10. Portugal já defrontou em Mundiais anteriores todos os seus adversários da fase de grupos: Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Só ganhou no primeiro caso.

11. A Inglaterra é a selecção mais valiosa do Mundial 2022. Os números do Transfermarkt colocam o Brasil no segundo lugar, França em terceiro e Portugal em quarto.

12. Sem surpresas, a Alemanha é o país com mais golos em Mundiais até agora: 229, apenas mais três do que o Brasil. O maior goleador de sempre é também alemão: Miroslav Klose (16).

13. A Argentina é o país com mais presenças (5) em desempates através de grandes penalidades.

14. A França é a campeã mas chega ao Qatar sem jogadores importantes, lesionados. Sobretudo no meio-campo, onde não estarão Kanté e Pogba, essenciais na conquista em 2018. O seu desempenho é uma incógnita.

15. A última baixa por lesão surgiu na véspera do arranque do torneio: Karim Benzema. O Bola de Ouro só esteve num Mundial, até agora. Em 2010 não foi convocado, em 2018 estava fora da selecção por motivos extra-futebol.

16. Kylian Mbappé é jogador mais valioso desta competição.

17. Vai ser estreado uma tecnologia semiautomática que alerta para situações de fora-de-jogo.

18. O campeão mundial levará para casa 40 milhões de euros. As selecções que não passarem da fase de grupos ficam com 9 milhões cada.

19. Um bilhete para a final chega aos 1.500 euros.

20. A FIFA estima que 5 mil milhões de pessoas vão ver o torneio pela televisão.

21. O Mundial 2022 será o último com 32 selecções. Serão 48 daqui a quatro anos.

22. Quem não quiser ver o Mundial mas quiser ver futebol na mesma, tem sempre a Taça da Liga portuguesa ao longo das próximas semanas.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.