Número de reformas de professores atinge máximo dos últimos nove anos

Total de professores aposentados desde o início do ano é já de 1416.

Portugal pode estar a caminhar para um valor recorde de reformas de docentes, a avaliar pelos números dos primeiros oito meses do ano e pelas médias. De acordo com as listas já divulgadas pela Caixa Geral de Aposentações, no mês de agosto vão reformar-se 174 professores e educadores de infância. Isto eleva para 1416 o total de docentes aposentados só este ano, avança o Correio da Manhã.

Em média, reformaram-se 177 professores em cada mês, o valor mais alto desde 2013. O número permite ainda prever que o ano feche com mais de dois mil profissionais fora do sistema, um recorde quase da última década. Este ano será ainda o segundo consecutivo com cerca de dois mil docentes a reformarem-se, depois de em 2021 terem sido 1944. Estes valores só são ultrapassados pelos de 2013, quando se aposentaram 4628 professores.

Segundo a mesma fonte, tal irá implicar encontrar novos professores para 240 mil alunos, partindo do pressuposto de que cada docente dá aulas a 120 estudantes. Desta forma, é expectável que a falta e professores sentida nos últimos anos se venha a agravar. “Saber que nos próximos anos podemos não ter professores suficientes deve preocupar o País inteiro”, afirmou ao Correio da Manhã Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas.

O responsável explicou ainda que fluxo de saídas não está a ser acompanhado pelo de entradas de novos docentes, já que existe um problema com a formação. “A formação não é suficiente porque os jovens não querem seguir uma carreira que não está valorizada. Tem que ver com os vencimentos baixíssimos nos primeiros escalões, e com a falta de apoio na deslocação e estadia a profissionais colocados muito longe de casa”.

Filinto Lima aponta ainda o dedo ao Ministério das Finanças, dizendo que o organismo liderado por Fernando Medina “não pode meter a cabeça na areia nesta matéria”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.