Número de imigrantes em Portugal continua a diminuir

pbase / SXC

-

O número de imigrantes em Portugal continua a diminuir, tanto devido à crise económica, como à naturalização da população estrangeira, indica um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado esta segunda-feira.

O relatório com que a organização internacional traça as perspetivas anuais sobre migrações, refere um “declínio estável” na população estrangeira a residir em Portugal desde 2009.

Em 2013, a população imigrante diminuiu para 401 mil pessoas, quando em 2012 contava com 417 mil, refere o documento.

Apesar de a população brasileira continuar a diminuir – 13.500 pessoas em 2013 -, quase um em quatro imigrantes é brasileiro.

Porém, pela primeira vez em cinco anos, o número de vistos de entrada de longa duração cresceu em 2012, para 15.800, registando-se ainda um aumento no número de vistos para estudantes estrangeiros e um pequeno crescimento no número de vistos de trabalho.

96% dos que saem são portugueses

“A saída crescente dos imigrantes de longo prazo, que começou com a recessão, prossegue”, observa a OCDE, destacando, porém, que, de um total de 121.500 pessoas que deixaram o país em 2012, 96% eram portuguesas e apenas 4% eram estrangeiras.

“A escala destas saídas aproxima-se da intensidade do ciclo de emigração de portugueses para a Europa registado no final da década de 1960 e início de 1970“, refere o relatório.

Entre as pessoas que deixaram Portugal em 2011 e 2012, 40% tinham entre 15 e 29 anos e 70% eram homens.

“Os países da União Europeia e a Suíça continuam a ser os destinos dominantes, mas locais não europeus, especialmente Angola, emergiram como importantes destinos para os emigrantes portugueses”, conclui o relatório.

Em 2013, 30.100 estrangeiros pediram nacionalidade portuguesa, um pouco mais do que em 2012, e a maioria teve resposta positiva, segundo o relatório.

Em 2013, o número de pedidos de asilo aumentou para 500, dos quais 39% foram provenientes de cidadãos sírios. Em 2012, tinha-se ficado pelo 300, número considerado baixo pela OCDE.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O pulmão de um chinês colapsou (e a culpa foi do karaoke)

O pulmão de um homem de 65 anos, na China, colapsou após ter tentado atingir uma nota alta durante uma intensa sessão de karaoke. O homem, residente em Nanchang, na província de Jiangxi, teria estado a …

"Emergência nacional". Deputados pedem a Boris que convoque imediatamente o Parlamento

Mais de 100 deputados britânicos pediram, numa carta divulgada este domingo, ao primeiro-ministro Boris Johnson para convocar imediatamente o Parlamento e voltar a debater o Brexit. As férias de verão do Parlamento terminam normalmente a 03 …

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25 anos

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …