Novo tratamento inverteu queda de cabelo em cobaias

Cientistas holandeses desenvolveram uma nova terapia peptídica que reverteu alguns dos sintomas de envelhecimento em cobaias, incluindo a perda de cabelo e a resistência reduzida.

O novo estudo, divulgado na revista científica Cell, visa especificamente células danificadas que se acumulam à medida que envelhecemos, levando à inflamação e problemas de saúde.

Se resultados semelhantes puderem ser aplicados em seres humanos, estes peptídeos poderão permitir a criação de novos tratamentos para condições relacionadas com a idade.

A descoberta

Células envelhecidas perdem a capacidade de se dividir, mas recusam-se a morrer completamente. Como resultado, quando se acumulam, aumentam o risco de doenças.

Cientistas do Erasmus University Medical Center, na Holanda, descobriram que um peptídeo era capaz de eliminar células envelhecidas em cobaias, induzindo o processo natural de morte celular, deixando somente células saudáveis no organismo.

Os peptídeos são biomoléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos através de ligações péptidicas, estabelecidas entre um grupo amina de um aminoácido, e um grupo carboxilo de outro aminoácido.

A nível biológico, o peptídeo bloqueia os sinais entre duas proteínas chamadas FOXO4 e p53, que quando interagem são cruciais no processo de envelhecimento celular. Quando esse canal de comunicação é desligado, as células começam a autodestruir-se.

Os resultados

Após o peptídeo ser administrado nas cobaias, os efeitos foram dramáticos: os pelos que tinham caído cresceram novamente, a função renal melhorou, e os animais foram capazes de correr duas vezes mais do que outros que não receberam o tratamento.

O estudo foi originalmente focado na função renal, mas a equipa descobriu outras melhorias como crescimento do pelo e resistência aumentada. Após um ano de testes, não foram observados efeitos colaterais evidentes.

(dr) Peter L.J. de Keizer

Benefícios do peptídeo sobre a queda de pelo. O animal à esquerda recebeu o peptídeo, o da direita não.

Benefícios do peptídeo sobre a queda de pelo. O animal à esquerda recebeu o peptídeo, o da direita não.

Próximas etapas

O que torna este estudo particularmente interessante é a maneira como o peptídeo parece reverter sintomas de envelhecimento que já ocorreram, como a regeneração dos pelos.

A grande questão agora é saber se poderiam ser observadas as mesmas melhoriass em seres humanos. Apesar de não haver nenhuma garantia, os cientistas pretendem realizar ensaios clínicos com pessoas.

Os especialistas querem administrar o peptídeo em pacientes com tumores cerebrais, especificamente glioblastoma multiforme, porque as células cancerígenas têm biomarcadores semelhantes às células envelhecidas, e a técnica de bloqueio de proteínas pode ser eficaz nesse caso.

Avatar ZAP // Hypescience

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Há muitos jovens e adultos com problemas graves de queda de cabelo “alopecia areata”. Será que esta descoberta poderá ajudar a resolver estes problemas? Seria uma descoberta maravilhosa. Que Deus oriente os cientistas no sentido do seguimento dos ensaios e da aplicabilidade em humanos o mais depressa possível.

RESPONDER

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …

Manchester United e Liverpool querem Raphinha, ex-Sporting

Raphinha, antigo jogador do Sporting CP e do Vitória SC, está a ser sondado pelo Manchester United e pelo Liverpool. O brasileiro tem estado em destaque na Premier League, ao serviço do Leeds. Manchester United e …

50 deputados e menos de 100 pessoas na sala. Posse de Marcelo segue modelo do 25 de Abril

Marcelo Rebelo de Sousa vai tomar posse como Presidente da República, no parlamento, no dia 9 de março, numa cerimónia em que apenas estarão presentes 50 dos 230 deputados e menos de 100 pessoas no …