/

Novo recorde mundial. Carro solar feito por estudantes faz 1.000 km em menos de 12h

1

Um carro movido a energia solar, criado por estudantes universitários, bateu um recorde mundial ao percorrer 1.000 km em menos de 12h.

O Sunswift 7 é um carro movido a energia solar idealizado e construído por estudantes da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. O veículo bateu recentemente o recorde mundial ao fazer 1.000 quilómetros em menos de 12h.

“Os mil quilómetros mais rápidos alcançados por um protótipo elétrico com uma única carga em 11 horas, 52 minutos e 8 segundos, pela Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), em Geelong, a 17 de Dezembro de 2022″, anunciou o Guinness World Records.

O recorde foi batido em 240 voltas na pista de testes do Australian Automotive Research Center, com cinco condutores diferentes.

Ao longo do percurso, o carro teve de parar duas vezes. A primeira por causa de um pneu furado e a segunda, já perto do final, devido a problemas de software — obrigando o veículo a parar por 14 minutos e 52 segundos.

Alimentado por uma bateria e painéis solares montados no tejadilho e no capô, o carro solar atingiu uma velocidade média de 85 km/h. A velocidade máxima anunciada é de 140 km/h, embora no recorde não tenha passado dos 95 km/h.

O carro é feito em fibra de carbono e conta com uma bateria de iões de lítio de 38 kWh. Com um peso de apenas 500 quilos, o Sunswift 7 pesa cerca de um quarto de um Tesla, por exemplo.

A criação dos alunos da Universidade de Nova Gales do Sul registou um consumo de energia de apenas 3,8 kWh/100 km. Um carro como o elétrico Peugeot e-208, por exemplo, tem um consumo a rondar os 15 kWh/100 km.

“O Sunswift 7 não é um carro de produção do futuro, uma vez que comprometemos o conforto e o custo é proibitivo”, salientou o professor Richard Hopkins, que liderou a investigação.

No entanto, Hopkins mostra-se otimista: “Demonstrámos que se quisermos tornar os carros mais eficientes, mais sustentáveis, mais amigos do ambiente, então é possível”.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.