Novo programa da Segurança Social é lançado hoje. Abono de família será dado automaticamente

1

Mário Cruz / Lusa

O Governo vai lançar esta segunda feira o programa que converte a Segurança Social ao formato digital. Abono de família e cálculo das contribuições serão feitos de forma automática.

O programa para a transformação digital da Segurança Social será lançado esta segunda-feira pelo Governo. Vai permitir que as prestações do abono de família sejam atribuídas automaticamente, segundo relembra o Jornal de Notícias.

O projeto, chamado “Clic”, também tem como objetivo a redução da burocracia nos serviços prestados, dispensando, por exemplo, a entrega de declarações pelas empresas e cidadãos.

A previsão do Executivo é que o programa seja implementado, de forma gradual, nos próximos quatro anos. Em 2026, “teremos uma Segurança Social com um novo rosto, com outra capacidade de chegar às pessoas, mais eficiente e menos burocrática“, indicou Gabriel Bastos, secretário de Estado da Segurança Social.

Uma das 85 medidas a ser implementadas nesta primeira fase do programa é o pagamento automático do abono de família, que chegará a 1,1 milhões de pessoas.

O programa “Clic” vai também dispensar as empresas de entregarem declarações de remuneração para cálculo das contribuições, eliminando desta forma a movimentação de oito milhões de documentos por 400 mil empresas.

Os trabalhadores independentes também não vão precisar de entregar declarações trimestrais com os rendimentos para poderem calcular as contribuições para a Segurança Social. Vão ser eliminadas 1,5 milhões de declarações por ano, para quem trabalha por conta própria.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.