/

Novo método contraceptivo masculino pode chegar ao mercado já em 2018

1

Parsemus Foundation

Representação 3D do Vasalgel a bloquear o esperma no canal deferente

Representação 3D do Vasalgel a bloquear o esperma no canal deferente

Uma das técnicas de controlo de natalidade masculina mais promissoras acaba de passar por mais um grande obstáculo, com testes feitos em coelhos a mostrar que uma injeção pode proporcionar contracepção segura e eficaz durante pelo menos 12 meses, sem necessidade de preservativo.

O tratamento, conhecido como Vasalgel, deve ser testado em humanos ainda este ano, e os seus criadores  afirmam que pode estar disponível ao público já em 2018.

O Vasalgel, desenvolvido pela Fundação Parsemus, funciona através do bloqueio do vaso através do qual o esperma circula – o canal deferente – com um material flexível e esponjoso de hidrogel.

Isto significa que todos os fluidos importantes ainda podem passar pelos canais, mas objetos maiores, como o esperma, não podem, o que impede a gravidez.

Injetar Vasalgel no canal deferente é muito rápido e fácil, e os últimos testes em animais sugerem que o contraceptivo é mais duradouro do que os investigadores tinham previsto.

“Os resultados dos nossos testes em coelhos foram ainda melhores do que o esperado”, afirma Donald Waller, farmacologista da Universidade de Illinois em Chicago, nos EUA, num comunicado da Parsemus.

“O Vasalgel produz um efeito contraceptivo muito rápido que durou todo o estudo devido às suas propriedades únicas de hidrogel”.

Para o estudo, 12 coelhos machos receberam uma única injeção de Vasalgel em doses variadas. Onze dos coelhos ficaram “azoospérmicos” imediatamente, o que significa que não havia vestígios de esperma na sua ejaculação, e um deles teve apenas pequenas quantidades de esperma detetadas, antes de também se tornar azoospérmico.

Todos os 12 coelhos foram incapazes de fecundar fêmeas durante todo o estudo, que durou um ano, e não houve sinais de que os seus corpos tenham tido qualquer tipo de resposta anormal.

Sete dos coelhos, em seguida, tiveram o Vasalgel retirado dos seus canais deferentes e os seus espermatozóides rapidamente voltaram ao normal.

Os resultados do estudo com os coelhos, que se seguem a testes bem sucedidos feitos com babuínos em 2014, estão publicados na Basic and Clinical Andrology.

Os ensaios com humanos estão programados para começar no final de 2016.

Uma melhor opção

Existe uma série de contraceptivos para as mulheres no mercado, incluindo a pílula e dispositivos como o DIU.

Contudo, apesar de décadas de investigação, as opções mais confiáveis disponíveis para os homens ainda são apenas preservativos ou a vasectomia, uma intervenção irreversível.

O Vasalgel seria uma opção mais simples e eficaz. Não exige que um comprimido seja tomado todos os dias à mesma hora – algo que pode reduzir a eficácia da pílula feminina – e também tem menos efeitos colaterais potenciais, visto que bloqueia fisicamente o esperma, ao invés de mexer com hormonas ou a bioquímica do corpo.

Apesar de não proteger contra infecções sexualmente transmissíveis, o Vasalgel daria aos casais novas opções de controlo de natalidade.

A empresa acredita que o tratamento poderia estar no mercado dentro de dois anos.

A Fundação Parsemus concentra-se em abordagens de baixo custo que não são patenteadas, e seu objetivo final é tornar o custo de Vasalgel baixo o suficiente para estar disponível a qualquer homem em todo o mundo.

HypeScience

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.